Há 40 anos, os Estados Unidos levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de entorpecentes. Contudo, os danos causados pelas substâncias químicas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global.
Ancorado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o documentário Quebrando o Tabu dá voz à pessoas das mais diversas realidades do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como os da Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre o assunto que é frequentemente discutido e precisa ser esclarecido.
O filme traz ainda o aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela guerra às drogas, e experiências de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Em suas entrevistas, as personalidades trazem argumentos incisivos para condenar o uso de força militar contra usuários de drogas e dependentes químicos.
Quebrando o Tabu é uma ideia original do cineasta Fernando Grostein Andrade, que levou dois anos para finalizar o projeto. O filme foi gravado em oito países: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Colômbia, Suíça, França e Argentina; em cidades como Genebra, Amsterdã, Washington, Los Angeles, São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá. As gravações somaram 400 horas de material bruto e 176 pessoas foram entrevistadas.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário