O maestro Roberto Minczuk pediu seu desligamento da direção Artística da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). De acordo com nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da orquestra, o cargo passará a ser exercido, de maneira compartilhada, pelo ex-diretor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Fernando Bicudo e pelo produtor e compositor Pablo Castelllar. Os dois, segundo a nota, foram convidados pelo presidente da Fundação mantenedora da OSB, Eleazar de Carvalho Filho.
Minczuk continuará como maestro titular, com foco na qualidade do corpo orquestral. Bicudo e Castellar serão responsáveis, a partir de agora, pela elaboração das temporadas da OSB e pela relação entre os músicos e o Conselho Curador da fundação.
A decisão de Minczuk, tomada no início do ano, de submeter os 82 músicos da OSB a testes de avaliação e desempenho deu origem a uma crise na orquestra, uma das mais importantes do país, criada há 70 anos. Por se recusarem a se submeter à avaliação, 33 músicos foram demitidos por justa causa.
A crise teve repercussão internacional, artistas convidados cancelaram suas apresentações com a OSB e os músicos demitidos realizaram protestos durante apresentações da orquestra.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário