segunda-feira, 2 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica apresenta Mahler e 200 vozes em coro

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz nesta e na próxima semana duas apresentações da Sinfonia nº 2, de Gustav Mahler, também conhecida como Ressurreição. Acompanhada do Coro Comunitário de Curitiba, Ponta Grossa e região, que une 200 vozes, e das solistas convidadas Masami Ganev (soprano) e Adriana Clis (mezzo-soprano), e sob a regëncia do maestro Osvaldo Ferreira, a orquestra se apresenta no dia 4 às 20 horas na Primeira Igreja Batista de Curitiba (rua Bento Viana, 1200, Batel), e dia 10 de abril, às 20h30, no Guairão. A entrada é gratuita para as duas apresentações.
A Sinfonia nº 2 foi escrita entre 1888 e 1894 e é uma das mais importantes obras de Gustav Mahler. Durante os funerais do pianista e regente Hans von Büllow, Mahler ouviu um coro de meninos cantando o hino Auferstehen (Ressurreição), de Friedrich Klopstock. Ficou tão impressionado que resolveu incorporá-lo ao Finale da sinfonia que estava preparando, até decidir que a Ressurreição seria o tema principal da obra.

SOLISTAS – Adriana Cliss, mezzo-soprano, tem seu trabalho reconhecido no Brasil e na Europa. Atuou com grandes grupos musicais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na Europa, apresentou recitais em Bellegarde, Sévres, Paris e em Berlim. Além de ser primeiro lugar em diversos concursos, recebeu o Prêmio Carlos Gomes 2002, e, em 2004, foi uma das finalistas das Audições para novas vozes líricas, do Teatro Colón, onde integrou a temporada de 2005 da Ópera Die Walküre, de Wagner.
A soprano Massami Ganev atua como solista em diversas óperas e obras sinfônicas, como A Flauta Mágica, Carmen, La Traviata, Fantasia Coral de Beethoven, Magnificat de Bach e Madama Butterfly. Recebeu menção honrosa no XIV Concurso Internacional de Canto Lírico (Peru), em 2010. E em 2012 foi semifinalista no III Concorso Lirico Internacional Città di Ferrara, na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário