O projeto Sinfônica Fora de Série, do Centro Cultural Teatro Guaíra, abre espaço para as crianças conhecerem um pouco do trabalho da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os espetáculos são mensais e ocorrem sempre nas manhãs de domingo, no Guairão. Para a segunda apresentação do projeto - que será no dia 15, às 10h30, com ingressos a R$ 10,00 -, o maestro Osvaldo Ferreira selecionou o conto musical de Sergei Prokofiev, composto especialmente para crianças, “Pedro e o Lobo”.
Narrado pelo maestro assistente Márcio Steuernagel, “Pedro e o Lobo” conta a história de um menino que mora com o avô em uma casa perto da floresta, onde vive um lobo que aterroriza a vizinhança. Certo dia, ele desobedece às ordens do avô e resolve sair para capturar o perigoso animal com a ajuda dos amigos: o passarinho Sacha, a pata Sônia e o gato Ivan.
Na obra, composta por Prokofiev em apenas quatro dias após um pedido das autoridades russas com a intenção de aproximar o público infantil da música clássica, cada instrumento musical é associado a um personagem da história do concerto. Por exemplo, a flauta, que representa o passarinho, e as trompas, que representam o lobo.
Com cenário, figurinos e participação especial do palhaço Sarrafo, que conduz o espetáculo e explica as obras interagindo com o público, o projeto visa à formação de plateia, unindo o universo lúdico infantil a concertos didáticos. As crianças são convidadas a irem fantasiadas e levarem instrumentos musicais, artesanais ou não, para tocarem com a Orquestra no final da apresentação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário