A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta na Capela Santa Maria Espaço Cultural nesta sexta-feira (24) às 20h e no sábado (25), às 18h30, com regência e comentários de Osvaldo Colarusso. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).
No programa, obras do compositor austríaco Franz Schubert, como Der Goldenfahrer (O Gondoleiro), Nachthelle (Brilhos da Noite), Städchen (Serenata), Mirjam’s Siegesgesang (Canto de Vitória de Miriam), Gesang der Geister über den Wassern (Canto dos Espíritos sobre as Águas) e Missa Nº 2 em Sol maior.
Fé - Uma das marcas na curta vida de Schubert (1797-1828) foram as especulações sobre sua fé religiosa. De família católica, ele compunha obras sobre textos sacros, mas não deixava de questionar aspectos da Igreja.
Depois de adulto, mesmo depois de abraçar ideias humanistas, influenciado pela poesia de Goethe, Schubert continuou dedicando suas obras às cerimônias públicas da igreja, um caminho seguro para quem aspirasse algum prestígio profissional na Viena do século XIX.
Maestro - O regente paulista radicado no Paraná Osvaldo Colarusso nasceu em 1958. Entre 1980 e 1985, foi maestro do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Foi maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 concertos, óperas e balés, além de gravar um disco com obras de Heitor Villa-Lobos. Desde 1980, tem atuado frente às principais orquestras do país como maestro convidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário