O
que Santa Catarina tem a ver com a roupa que você veste? Mostrar a resposta
dessa pergunta é a principal missão da obra “Arte e técnica do vestuário em
Santa Catarina”. O livro mostra a moda para além do senso comum: revela a
ligação entre artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva. A obra traz
um rico aprofundamento histórico e emerge em um dos maiores produtores têxteis
da América Latina: o Vale do Itajaí.
O
lançamento será nesta terça-feira, dia 11, no Centro Europeu (Rua Benjamin
Lins, 999, Batel), em Curitiba. Na publicação, o leitor é conhecerá a história
de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo
produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira. A vocação e o dinamismo
desta indústria fazem do Brasil um dos poucos países do mundo com ciclo
completo da cadeia produtiva.
Essa
relação do fio a roupa pronta foi retratada na obra escrita por Astrid Façanha.
A autora, que é jornalista e acompanha por anos o desenvolvimento da moda
nacional, se aprofundou no processo antecessor ao varejo. Ela promete surpresas
ao leitor, assim como ela teve. “Descobri um polo produtor que inspirou uma
nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e
informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse
setor”, destaca.
Com
dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro traz
à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa
indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país. Desenvolvido
pela The Way, o projeto foi coordenado pela jornalista Heloisa Garrett e é o
início de um trabalho que vai percorrer todo o Brasil mostrando a força e as
peculiaridades desta indústria.
Produção
e distribuição - A tiragem é de dois mil exemplares, que serão distribuídos
gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros serão destinados a escolas públicas,
bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também haverá versões
em audiolivro, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para
download gratuito no site do projeto.
Outro
diferencial é o fato de este ser o primeiro projeto cultural editorial que usa
Inteligência Artificial para promover o conteúdo. Por meio da tecnologia
Watson, da IBM, os temas abordados serão promovidos com internautas, que vão
poder se conectar de uma maneira singular através de respostas inteligentes e
instantâneas. A tecnologia estará disponível a partir do lançamento.
O
“Arte do Vestuário” foi viabilizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com
investimento do grupo Rovitex, empresa catarinense que comemora 30 anos de
fundação. Outro apoio importante no projeto é da Lectra, empresa francesa que é
líder mundial em soluções de software para a indústria têxtil.
Mais
informações: www.artedovestuario.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário