sexta-feira, 23 de junho de 2017

Roberto de Regina comanda coro de 300 vozes em concerto na Capela Santa Maria

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e mais os grupos do projeto Nosso Canto fazem o concerto deste sábado (24), às 19h, na Capela Santa Maria. O concerto integra a programação da 2ª Semana do Canto Coral, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura. A apresentação terá regência de Mara Campos e Roberto de Regina, homenageado nesta edição do evento pelo seu aniversário de 90 anos. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
A participação de Roberto de Regina torna este concerto uma atração especial. Ele estará regendo um coro de 300 vozes, formado pelos coralistas da Camerata e pelos integrantes do projeto Nosso Canto. O grupo apresentará a obra Coral nº 44: Befiehl du deine Wege da Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach. Mara Campos regerá o Coro da Camerata na execução de canções de Tom Jobim (1927-1994), João Bosco (1946) e Clément Janequin (1948-1558).

Pioneiro - Fundador da Camerata em 1974 e atualmente maestro emérito, Roberto de Regina continua acompanhando a trajetória dos músicos. A última vez que se apresentou com o grupo foi em 2014, nas comemorações dos 40 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Além da Camerata, o maestro criou outros conjuntos e seu nome é hoje reconhecido pelo pioneirismo na difusão da música antiga no Brasil.
Roberto de Regina é o responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país. Embora seja amplamente reconhecido como um dos maiores cravistas do Brasil, com 26 álbuns e 5 DVDs gravados, Roberto de Regina possui também outras facetas menos divulgadas: é médico anestesista, profissão que exerceu durante anos, paralelamente à música, e também um exímio artesão. Sua coleção de miniaturas, reunidas desde a infância, estão expostas em um museu aberto ao público, para visitas agendadas. Chamado de Museu Ronaldo J. Ribeiro, situa-se em sua própria residência, um sítio em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os participantes do projeto Nosso Canto terão oportunidade de atuar sob a regência do maestro. O projeto sociocultural, desenvolvido pela FCC e Icac, oferece oficinas gratuitas de técnica vocal e prática de canto coral nas regionais de Curitiba. As oficinas acontecem em todas as regionais da cidade, com orientações de integrantes do Coro da Camerata e supervisão da regente paulista Mara Campos.

Lançamento - Antes do concerto, às 16h, em uma sessão de autógrafos, Roberto de Regina lança o seu livro "Memórias de Um Sargento de Malícias – Vida e Obra”.
A 2ª Semana do Canto Coral termina neste domingo (25), com mais apresentações de grupos corais curitibanos. Durante a semana, cerca de 30 corais realizando 33 concertos e mais de mil coralistas passaram pelo palco da Capela Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário