quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Com filme e feira de trocas, Cinemateca de Curitiba está na Semana do Lixo Zero

A Cinemateca de Curitiba se integra à programação da Semana Lixo Zero e promove no sábado (22) a exibição dos filmes “Resíduo ao Nível da Arte” e “Lixo Extraordinário”, além de uma feira de trocas para incentivo ao consumo consciente. As atividades são realizadas em parceria com o Coletivo Curitiba Lixo Zero.

O documentário “Lixo Extraordinário” registra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  O filme foi produzido em 2010 e tem direção de João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley. A sessão do filme será às 17h, com entrada gratuita.

Antes da exibição de “Lixo Extraordinário”, será lançado o minidocumentário paranaense “Resíduo ao Nível da Arte”, sobre o trabalho do artista e ativista ambiental Rogério Aquino, que usa resíduos jogados nas ruas para as suas criações. O filme foi produzido em 2022, com direção de Iohann Gauss e Dener Kluck.

A partir das 14h, será realizada a feira de trocas, com o objetivo de promover a reflexão sobre o modelo de consumo exagerado e os impactos negativos ao meio ambiente. Nesta feira, os participantes poderão trocar o que não usam mais. Podem ser itens como roupas, calçados, acessórios, vasos, plantas, livros, gibis, figurinos, tecidos, fantasias, adereços, ferramentas, entre outros.

SEMANA LIXO ZERO 2022 - A Semana Lixo Zero acontece em várias cidades brasileiras de 21 a 30 de outubro, com diversas ações para incentivar a discussão sobre problemas e soluções relativas ao lixo, além de difundir boas práticas de consumo e aplicá-las no dia a dia.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, o ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.

A Cinemateca de Curitiba está situada na rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário