segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Exposição no Museu Casa Alfredo Andersen reflete sobre trajetória do papel-moeda

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) traz a exposição “Papel-Moeda”, que apresenta a relação entre o tema monetário e a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. A mostra reúne 25 trabalhos de alunos orientados pelo professor Lavalle na Academia Andersen, feitos a partir de telas de serigrafia, técnica de impressão com base nas referências antigas de papel-moeda em xilogravura, na arte Moderna de Cildo Meireles, Andy Warhol e na contemporânea de Alexandre Frangioni.

Participam da exposição os artistas Alexandra Pirih, Andrea Gotti, Anna Petraglia, Cássia Schneider, Cecifrance Aquino, Claudete Farhat, Claudia Anacleto, Cláudia Guimarães, Daniela Ruchert, Franklim Leite, Graciela Scandurra, Graziela Borche, Hilda Hanauer, Irina Fonseca, Káthia Coelho, Mari Morokawa, Marli Thomaz, Miriam Saad, Nori Roseira, Regina Oleski, Rocio Torres, Sabrina Marchioro, Solange Rauchbach, Sonia Romaniuk e Vilma Slomp. A curadoria é do professor Lavalle.

A mostra resgata a história econômica do país por meio das obras e provoca uma reflexão sobre as possíveis relações entre valores históricos e atuais, tratando da disparidade entre o valor de troca, o valor de uso, o valor real e o simbólico do dinheiro e fazendo uma conexão entre os 200 anos e 200 reais.

As obras convidam o público a aproveitar o momento do bicentenário da Independência para renovar o olhar sobre este fato histórico, juntamente com a pluralidade de experiências e liberdade de interpretações, que também nos levam a pensar sobre o real valor da arte.

A exposição faz parte da programação da 16ª Primavera dos Museus, evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece sempre nos meses de setembro.

 

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) está situado na Rua Mateus Leme, 336, São Francisco. Mais informações: www.mcaa.pr.gov.br. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário