
Com o mapeamento do campo museal paranaense, foi possível identificar os espaços por tipologia de acervo: história, arte, ciências, arqueologia, ecologia, religião, enriquecendo informações e disponibilizando material para pesquisadores e interessados.
Coroando o êxito desse trabalho, a Secretaria da Cultura editou esse livro onde estão contemplados com fotos, textos e endereços de todos os museus e espaços museais visitados. É um livro em que se propõe a divulgar a memória paranaense com distribuição a toda a área museológica do país, bem como a bibliotecas, escolas, universidades e órgãos de cultura e turismo.
O livro está dividido em duas partes: os museus propriamente ditos e os espaços museais que são aqueles que possuem acervo e visitação, considerados pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), passíveis de musealização. Exemplo disso, são os espaços como Vila Velha, Fortaleza N.S dos Prazeres da Ilha do Mel, Passeio Público de Curitiba e outros como zoológicos, reservas naturais, observatórios, monumentos.
Hoje os museus não são apenas caracterizados como fontes de cultura e educação, mas também como espaços de lazer e turismo. Estão entre os locais que proporcionam o conhecimento e onde se exercita os direitos de cidadania. São também ferramentas de renovação e resposta a múltiplos desafios. É no museu que o povo tem o reconhecimento de sua cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário