quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Museus da Secretaria da Cultura estarão abertos no fim de ano

Durante os próximos feriados, de Natal e Ano Novo, os museus da Secretaria de Estado da Cultura estarão abertos com uma agenda de exposições preparada para agradar aos gostos mais variados. Nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro, os espaços funcionarão em horários especiais.

Começando pela Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915) onde está em cartaz a exposição Sinopse, de Gerhard Richter, um dos artistas alemães mais conhecidos internacionalmente e, segundo a publicação Art Newspaper, é o “artista vivo mais caro” do mundo com obras que podem custar mais de nove milhões de dólares.

A exposição individual apresenta 27 trabalhos representativos, selecionados pelo próprio artista. A mostra reúne fotografia-pintura dos anos 60 às pinturas abstratas dos anos 80 e 90. Também faz parte da temática de Richter a história contemporânea da Alemanha.

No mesmo local acontece a exposição Autorretrato, que conta com 111 artistas apresentando seus autorretratos em xilogravura. As mostras ficam em cartaz até o dia 27 de fevereiro de 2011.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Rua Desembargador Westphalen, 16 - Centro), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de aproximar as instituições de ensino de arte em Curitiba, professores, alunos e as práticas museológicas, organiza a segunda edição do Possíveis Conexões.

A exposição conta com a participação dos alunos da Escola de Música e Belas Artes, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tuiuti e Faculdade de Artes do Paraná. A mostra coletiva traz a oportunidade aos alunos de exporem num espaço importante das artes plásticas em Curitiba, de terem contato com sua estrutura de funcionamento e com o processo de montagem de exposições. Além de aproximar as quatro instituições que possuem cursos de artes visuais na cidade, possibilitando a troca de experiências entre os professores e os alunos selecionados para participar do projeto durante o processo curatorial. Em cartaz até o dia 13 de março de 2011.

Um dos destaques da programação da Seec são as exposições do Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco) em comemoração aos 150 anos do artista que dá nome ao local. As mostras Primeiro Salão Paranaense de Artes Plásticas: a continuidade do trabalho de Andersen, com obras do pintor que representam a diversidade e qualidade de sua produção artística expostas no Salão de 1941, além de documentos, fotografias e objetos do evento, e Alfredo Andersen em família, com as mais espontâneas criações de Andersen, retratando seu universo familiar, ficam abertas até o dia 31 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário