quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Mostra Emergente estreia nesta quinta no Novelas Curitibanas

O Teatro Novelas Curitibanas recebe nesta semana a Mostra Emergente. Na quarta-feira, (13) a mostra fará sua abertura e na quinta, estreia o espetáculo “Autobiografia de Todo Mundo”, do Grupo Nômade.
Serão apresentadas ao público cinco produções artísticas contemporâneas de cinco jovens companhias de Curitiba durante cinco semanas. A Mostra também conta com outras ações, como teatro lambe-lambe, Diálogo Emergente com produtores e professores de teatro de Curitiba, residências artísticas com estudantes de teatro das graduações da cidade, festas e ações de formação de plateia.
De acordo com Caio Monczak, responsável pelo evento no espaço, a Mostra Emergente é uma manifestação em rede que aproxima grupos, público, pensadores e apoiadores. “A Mostra é resultado da união de um grupo de artistas que querem pensar novos modos de produzir teatro com o objetivo de aproximar produção cultural e criação artística”, afirma.
Com financiamento coletivo, o nome da Mostra remete à urgência do coletivo em produzir. “É uma mostra independente e surgiu da ideia de experimentar coisas, pelos grupos e é urgente que isso aconteça”, explica Monczak.

AS PEÇAS

AUTOBIOGRAFIA DE TODO MUNDO - Grupo Nômade. Instrução de leitura: leia cochichando. A peça é sobre arquipélago, ilhas de conversação. É sobre discotecagem, mixar, recortar, colar, repetir, pausar. É sobre tempo real, cena, texto, personagem, tudo emerge em ato. É sobre participação, estar junto, criar junto. É sobre bruxaria, estamos atentos aos turbilhões.
De 14/09 a 17/09, 20h.

SOLDADO VERMELHO AGONIZA - Grupo P.U.T.O - A peça inaugurou um novo macro-projeto, o “P.U.T.O. manifesta”, que consiste em monólogos dos integrantes da companhia escritos pelos próprios atores, metaforizando questões de suas próprias vivências e biografias a fim de atualizar discursos políticos de todos os integrantes do coletivo.
O espetáculo é construído por pequenos fragmentos de realidades inventadas se sucedendo em um delírio de morte. A voz que inicia essa narrativa plural é a do soldado frente ao anjo da morte que o conduzirá para seu julgamento final.
De 21/09 a 24/09, 20h.
  
OCUPA-ME e TERRITÓRIO DE ENCONTROS TRAMBOLÍSTICOS - Sala 5 Grupo de Teatro - Ocupa-me explora diferentes modos de observar a imagem através da câmera e do olho humano. Deste duplo olhar desdobram-se relações entre estar com o outro e com o espaço. Em Ocupa-me o ambiente é investigado por meio dos recortes das imagens captadas na câmera aproximando do aqui e agora do constante exercício de disponibilidade e atenção.
Em Território de Encontros Trambolísticos tudo foi encontrado, voluntários gratuitos do mundo, do lixo, da urbe, da Lurdes, da biblioteca, da vida, da labuta, do fora Temer, do Teatro, cada parafuso cada necessidade, tudo que pode ser sentido. Os nossos, vossos, territórios se borrarão em um acontecimento. Os limites reterritorializados por (tudo [acho que] todos). Busca pela expansão das [i]materialidades que compõem os Um Trambolhos.
De 28/09 a 01/10, 20h

PRIMAVERA LESTE - Minha Nossa Cia. de Teatro - Uma comédia musical com composições originais de Enzo Veiga e direção geral de Dimis Jean Sores. Criado a partir da dramaturgia homônima do carioca Diogo Liberano, o espetáculo propõe um pesadelo cômico que flerta com o drama e o absurdo a partir do mote "como escrever outra historia". Nele, o escritor "mundialmente famoso na Itália" Vito Konigsberg apresenta seu novo livro, Primavera Leste, fruto de uma pesquisa de cinco anos em que o italiano se aventurou pelo Brasil em busca de respostas sobre o caso de uma professora do Departamento de História da UFRJ sequestrada e mantida em cativeiro por três alunos. A fim de tornar sua palestra menos enfadonha, o escritor convida a Trupe Maravilhosa do Teatro Brasileiro para representar o caso. A montagem de Primavera Leste é a primeira da etapa do Projeto Câmbio, proposição da MINHA NOSSA Cia. de Teatro de intercâmbio com artistas de outros estados do Brasil.
De 05/10 a 08/10, 20h
 
RECEITA PARA PREPARAR UM PROBLEMA - Cia Café Preto - Algo acontece. As luzes se apagam. Acidentado se assusta com o escuro e cai da escada; fumante fuma e enche um balão; receitante tem uma experiência sensorial.
- Vocês acham que o coração é assim, mas ele é assim.
- O meu problema é a gravidade.
- Não adianta vir com essa de inércia.
Receita Para Preparar Um Problema é um caleidoscópio.
De 12/10 a 15/10, 20h

Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Mais informações: www.mostraemergente.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário