A
Rua da Cidadania da Matriz realiza às quintas-feiras deste mês de outubro um
projeto com as balas Zequinha ligado ao Linhas do Conhecimento.
As
atividades começaram ontem (5), com 80 estudantes dos Centros Municipais de
Educação Infantil (CMEI) Curitiba e Centro Cívico, e incluem o documentário
“Zequinha Grande Gala” - exibido às 10h e 15h -, de Carlos Henrique Túlio, aula
sobre o personagem, visita a exposição de figurinhas e uma dinâmica – quando os
estudantes serão estimulados a desenhar o Zequinha em profissões atuais.
O
evento também é aberto ao público em geral.
A exposição é diária e vai até o fim do mês.
Zequinha
é um clássico paranaense. A embalagem das balas trazia o Zequinha em diferentes
profissões – e havia muitas, do Zequinha Professor ao Zequinha Confeiteiro,
eram mais de 200 personagens. Essa multiplicidade fez das figurinhas alvo de
coleção para muita gente.
Elas
circularam inicialmente entre 1928 e 1940. Depois foram relançadas em
diferentes ocasiões – a mais recente em meados dos anos 1980 – e chegaram a
estampar campanhas estaduais de estímulo à emissão de notas fiscais no
comércio.
A
rica história deste fenômeno que atraiu muitos fãs ao longo do tempo virou tema
para as salas de aula. O documentário de
Carlos Henrique Túlio trata da relevância do personagem e propõe uma discussão
sobre as identidades culturais da cidade.
Já
a exposição na Rua da Cidadania é composta por 11 painéis de 50 por 75
centímetros, com reproduções das figurinhas. O material pertence à Fundação
Cultural de Curitiba.
Linhas
do Conhecimento - Lançado no último aniversário de Curitiba, em 29 de março, o
programa Linhas do Conhecimento une prática e teoria, permitindo que alunos da
rede municipal de ensino conheçam pontos culturais da cidade em atividades que
complementam os temas abordados em sala de aula.
Mais
de 8.500 estudantes já participaram do programa. Durante o Fórum de Gestores do
Linhas do Conhecimento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia
Winkeler, destacou que o programa nasceu de um sonho do prefeito Rafael Greca.
“Este é o ideal: que as pessoas se sintam pertencentes à cidade, conheçam a história de Curitiba, amem a cidade. Este programa tem um dinamismo que permite que as crianças façam experiências. A riqueza do programa está no cuidado pedagógico”, disse ela.
“Este é o ideal: que as pessoas se sintam pertencentes à cidade, conheçam a história de Curitiba, amem a cidade. Este programa tem um dinamismo que permite que as crianças façam experiências. A riqueza do programa está no cuidado pedagógico”, disse ela.
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