quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Oficinas de bolachas decoradas e Papai Noel no Bosque Alemão são as atrações do Natal de Curitiba

Nesta sexta-feira (29) estreiam as atrações do Natal de Curitiba no Bosque Alemão. No Oratório de Bach, as crianças poderão se divertir nas Oficinas de Bolachas Decoradas, com direito à presença do Papai Noel e da Mamãe Noel.

Outros destaques do dia são os presépios da Rua da Cidadania do Bairro Novo e do Parque Lago Azul e também a última sessão do espetáculo no Largo da Ordem, no São Francisco. 

Todas as atrações são gratuitas.

Diversão no Bosque Alemão -  Quem chega ao Bosque Alemão pela esquina das ruas Nicolau Paganini e Schubert encontra o Oratório de Bach com uma decoração especial. No interior, os curitibinhas poderão fazer fotos com o Papai e a Mamãe Noel, das 9h às 18h.

Outro destaque destinado ao público infantil no Oratório são as oficinas de preparação de bolachas confeitadas com o tema natalino. Serão 30 oficinas gratuitas, de quinta a domingo, até 22 de dezembro (horários abaixo).

A trilha João e Maria do Bosque Alemão será decorada integralmente com motivos natalinos, uma opção a mais de passeio para os curitibinhas, com 12 km de iluminação de microlâmpadas.

O bosque também terá a Festa das Lanternas, um espetáculo luminoso de origem alemã, que ocorrerá no segundo domingo de dezembro.

Presépios em tamanho natural - Em tamanho natural, as peças dos presépios da Rua da Cidadania do Bairro Novo, no Sítio Cercado, são criação da artista plástica Rosa Magalhães, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, e integram o acervo da Fundação Cultural de Curitiba. A visitação pode ser feita das 8h às 23h, todos os dias.

O presépio do Parque Lago Azul está montado em frente ao antigo moinho de milho, uma das construções originais do local. Neste presépio, músicos, também em tamanho natural, compõem o presépio com a Sagrada Família. No Lago Azul, o presépio pode ser visitado das 8h às 21h, todos os dias da semana.

Última sessão no Largo - No bairro São Francisco acontece nesta sexta-feira (29), às 19h30, a última sessão do Auto da Anunciação de Jesus. Conduzidos pelo Anjo Gabriel, 15 anjos descem do Palacete Wolf em direção ao Largo da Ordem, enquanto os corais cantam glórias e músicas tradicionais com mensagem de fé e esperança.

Os anjos apontam para a grande árvore de Natal, de 10m de altura, montada dentro do Memorial de Curitiba. O espetáculo termina com a formação do presépio, num palco em frente à Casa Romário Martins, tendo, ao fundo, no alto da Casa da Memória, a estrela de Belém iluminada.

Perto do Largo, nas Ruínas de São Francisco, acontece a atração inédita na programação do Natal: o Largo das Óperas, série de apresentações com cantores e cantoras que celebra a imigração italiana no Brasil e o centenário do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924). Nesta sexta-feira a ópera apresentara será La Bohème, às 20h.

Destaques do Natal de Curitiba nesta sexta

Oficinas de Bolachas Decoradas para crianças no Bosque Alemão (Oratório de Bach)

Datas e horários:

Sexta-feira, 29: 10h e 15h

Sábado, 30 de novembro: 11h e 15h

Domingo, 1º de dezembro: 11h e 15h

Quinta-feira, 5 de dezembro: 10h e 15h

Sexta-feira, 6 de dezembro: 10h e 15h

Sábado, 7 de novembro: 11h e 15h

Domingo, 8 de dezembro: 11h e 15h

Quinta-feira, 12 de dezembro: 10h e 15h

Sexta-feira, 13 de dezembro: 10h e 15h

Sábado, 14 de dezembro: 11h e 15h

Domingo, 15 de dezembro: 11h e 15h

Quinta-feira, 19 de novembro: 10h e 15h

Sexta-feira, 20 de dezembro: 10h e 15h

Sábado, 21 de dezembro: 11h e 15h

Domingo, 22 de dezembro: 11h e 15h

 

Última sessão do Auto da Anunciação

Local: início em frente ao Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 - São Francisco), 19h30

 

Presépios

Parque Lago Azul: Rua Colomba Merlin, 831 | Horário: 8h às 21h

Rua da Cidadania Bairro Novo: Rua Tijucas do Sul, 1.700 | Horário: 8h às 23h

 

Programação completa desta sexta

9h às 18h - Papai e Mamãe Noel - Bosque Alemão (Oratório de Bach)

10h e 15h - Oficinas de Bolachas decoradas para crianças - Bosque Alemão (Oratório de Bach)

10h às 22h - Feiras da praça Osório e Santos Andrade

11h - Natal Encantado do Mercado Municipal Capão Raso

16h - Roda-gigante O Boticário – Natal na XV - Calçadão

19h - Decoração de Natal Ademicon no Jardim Botânico

19h - Árvore da Vida O Boticário - Natal na Rua XV

19h - Árvore da Volvo – Rótula do Centro Cívico

19h30 - Auto de Natal no Largo da Ordem

19h30 - Auto de Natal no Passeio Público

19h30 - Rua Iluminada Família Moletta. Ingresso a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Crianças até 5 anos não pagam

19h30 - Expresso de Natal Família Madalosso (Unidade de Santa Felicidade)

20h - Show de Patinação - Praça Oswaldo Cruz, Centro

20h - Ópera nas Ruínas de São Francisco

A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, MiniPreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, AirPromo, Hard Rock Café, Família Madalosso, Grupo Servopa, PUCPR, Festtone, Sanepar e Compagas. A programação completa pode ser acessada no Guia Curitiba.

Titãs, Michel Teló, Sorriso Maroto e muito mais: Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos

O Verão Maior Paraná 2024/2025 do Governo do Estado promoverá 33 shows gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. Serão sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro. A expectativa é de reunir um público superior ao da última edição, que atraiu mais de 1 milhão de turistas, inclusive com um show com mais de 150 mil pessoas, ou quase dois Maracanãs lotados.

A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27) com o maior show de drones da história do Paraná, que aconteceu sobre o Palácio Iguaçu. Os ritmos serão bem variados, passando pelo rock nacional de Titãs, o pop rock de Jota Quest, o samba do Sorriso Maroto, o pagode de Péricles e Alexandre Pires, a moda caipira de Rio Negro & Solimões e o sertanejo de Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, e vários outros.

O primeiro final de semana terá Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan em Matinhos, de sexta-feira a domingo (10 a 12 de janeiro), na arena que será construída nas proximidades do Pico de Matinhos, e Péricles e Loubet em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, na sexta-feira e no sábado. O fechamento da programação terá Fernando & Sorocaba e Titãs em Matinhos e George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner em Pontal do Paraná.

As novidades deste ano são o aumento no número de atrações (em 2023/2024 foram 23 apresentações em cinco finais de semana), da estrutura dos palcos, com mais telões ao longo da praia, e uma atração surpresa para Matinhos, que será revelada entre dezembro e janeiro.

As forças de segurança do Paraná vão atuar nos locais para garantir a organização do trânsito e a tranquilidade das festas, assim como em toda a faixa litorânea durante a temporada. Também haverá segurança privada nos eventos.

Além dos shows, o Verão Maior Paraná 2024/2025 terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local em arenas fixas no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e no Noroeste do Estado, com atividades e competições esportivas, aulas de ginástica, dança, gincanas, caminhadas e recreação infantil, além de exposições e ações itinerantes das secretarias estaduais.

 

Confira a programação completa:

Matinhos

10 de janeiro - Jota Quest

11 de janeiro - Péricles

12 de janeiro - Matheus & Kauan

17 de janeiro - Gustavo Mioto

18 de janeiro - Guilherme & Santiago

24 de janeiro - Alexandre Pires

25 de janeiro - César Menotti & Fabiano

26 de janeiro - Guilherme & Benuto

31 de janeiro - Sorriso Maroto

01 de fevereiro - Atração surpresa

07 de fevereiro - João Bosco & Vinícius

08 de fevereiro - Zezé di Camargo & Luciano

09 de fevereiro - Michel Teló

14 de fevereiro - Clayton e Romário

15 de fevereiro - Eduardo Costa

21 de fevereiro - Fernando & Sorocaba

22 de fevereiro - Titãs

 

Pontal do Paraná

10 de janeiro - Péricles

11 de janeiro - Loubet

17 de janeiro - Guilherme & Santiago

18 de janeiro - Sambô

24 de janeiro - César Menotti & Fabiano

25 de janeiro - João Haroldo & Betinho e Guilherme & Benuto

31 de janeiro - Bruninho & Davi

01 de fevereiro - João Neto & Frederico

07 de fevereiro - Felipe Araújo

08 de fevereiro - Cezar & Paulinho e Thiago Carvalho

14 de fevereiro - Eduardo Costa

15 de fevereiro - Rio Negro & Solimões

21 de fevereiro - George Henrique & Rodrigo

22 de fevereiro - Rick & Renner

Guairinha recebe "Atazanado", novo show de humor de Rodrigo Sant'Anna

O ator e comediante Rodrigo Sant’Anna traz para o Guairinha, o seu novo show de humor: "Atazanado". Serão duas apresentações, em 30/11, às 21h, e 1º/12, às 18h. 

Na montagem, o artista interpreta personagens diferentes: uma mãe rica, que se vê obrigada a cuidar dos filhos depois que a babá entra de férias; um carnavalesco completamente equivocado que está atrás de componentes para suas alas; a mulher do site de busca, que não tem paciência para perguntas idiotas; e um peru natalino que volta do além irritado e vira encosto de quem o comeu na ceia.

Sant’Anna costura a peça com stand-up comedy, compartilhando suas histórias e perrengues, no qual o público se identifica em cada situação, usando hábitos do mundo moderno para refletir, por meio da comédia, o cotidiano de uma geração.

O texto de "Atazanado" é de Rodrigo Sant’Anna, com a colaboração de Mariana Rebelo, Herton Gustavo Gratto e Guilherme Henrique. A direção é de João Fonseca.

Com longeva carreira, o ator carioca possui no currículo a participação em dezenas de produções (peças , séries, filmes e novela), entre elas, "A Diarista", "A Turma do Didi", "Zorra Total", "Os Suburbanos", "Escolinha do Professor Raimundo", "Tô de Graça", "A Sogra que te Pariu" e "Ponto Final", série que estreou em 2024 na Netflix e se tornou um dos grandes sucessos da plataforma de streaming, ocupando o primeiro lugar entre as mais assistidas e desbancando séries internacionais.

Indicado para maiores de 16 anos, "Atazanado" tem ingressos à venda pela Disk Ingressos.

Serginho Lacerda apresenta o stand-up “Vida de Pai” no Curitiba Comedy Club

O comediante curitibano Serginho Lacerda sobe ao palco do Curitiba Comedy Club no sábado (30) para apresentar seu show solo de stand-up “Vida de Pai”. Com uma apresentação que conta brincadeiras e situações do cotidiano de um pai com o filho, Bento, de 8 anos, Serginho promete animar a plateia em uma noite cheia de emoções. “Eu gosto de interagir com o público, de conversar com as crianças e com os pais. É legal mostrar como são essas relações e o quanto elas são importantes”, afirma. 

O tema paternidade e parentalidade ultrapassa os palcos. O comediante conta com mais de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais. “Tudo começou na pandemia, quando postei um vídeo com o Bento e as pessoas se identificaram. Todo mundo tem uma criança em casa que sempre está com fome, perde algo na escola ou quando vai para a casa dos avós volta diferente”, comenta. “Essas situações do dia a dia, as perguntas sem sentido, a bagunça que a gente lida em casa… é legal ver que não estamos sozinhos”, complementa.

SOBRE SERGINHO LACERDA - Formado em Biomedicina, Serginho Lacerda mudou de carreira e tornou-se um dos grandes nomes da comédia nacional. Desde 2010, vem conquistando o público com humor que mescla situações familiares e experiências pessoais. Seu espetáculo Vida de Pai, inspirado em seu papel como pai de Bento, é o primeiro stand-up com classificação livre no Brasil e tem encantado audiências em todo o Brasil, reforçando seu compromisso com o humor autêntico e a importância de valorizar os pequenos momentos.Com sua popularidade crescente, Serginho continua a levar sua visão humorística para os palcos e para as redes sociais, onde compartilha suas histórias e conquista novos fãs a cada dia. Para mais informações sobre sua agenda e conteúdo, basta acessar www.instagram.com/serginholacerda e https://www.tiktok.com/@serginholacerda.

Uma sessão extra do show “Vida de Pai” acontece no sábado (30), às 18h30, no Curitiba Comedy Club – Avenida Manoel Ribas, 6121, Santa Felicidade. O espetáculo é aberto para toda a família e os ingressos estão à venda no site: https://bileto.sympla.com.br/event/100623/d/288676/s/1968151

Releitura do clássico “Dom Quixote” acontece na Caixa Cultural Curitiba

Com passagens por diversas capitais brasileiras, sempre com sessões lotadas, chega à Caixa Cultural Curitiba a peça “Dom Quixote” com os atores Leonardo Brício e Kadu Garcia nos papeis do cavaleiro andante que dá nome à obra e de seu escudeiro Sancho Pança. Será uma temporada de duas semanas, com dez apresentações de 28 de novembro a 8 de dezembro, às 20h (quinta-feira a sábado), 19h (domingos) e 17h (sessões extras aos sábados). As encenações são livres para todos os públicos.

A peça faz uma leitura contemporânea dos desafios e perigos enfrentados por Dom Quixote: cavalos, lanças e moinhos de vento que o personagem imagina serem dragões se apresentam hoje na forma de grandes metrópoles e a luta para sobreviver em meio a uma profusão de crises, smartphones e superpopulação. “Mas nós, novos Quixotes das grandes cidades, seguimos movidos pela capacidade de sonhar, pelo amor, pela empatia e a busca pela felicidade”, destaca Leo Brício, que celebra seus 47 anos de carreira com este trabalho.

Em Curitiba, a temporada contará com a oficina “Princípios da Palhaçaria”, ministrada por Kadu Garcia. A apresentação do primeiro sábado (30/11) contará com intérprete de LIBRAS, garantindo maior acessibilidade. O teatro também oferece estrutura plena para pessoas com deficiência (PCD).

Um clássico da literatura universal - Criado por Miguel de Cervantes (1547-1616) como uma sátira aos romances de cavalaria da época, a obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, homem de meia idade que, de tanto ler romances de cavalaria, decide se tornar um cavaleiro andante. Munido de uma armadura enferrujada e um cavalo, recruta Sancho Pança como seu fiel escudeiro.

Quase tudo em sua jornada é fruto de sua imaginação. Ele luta contra moinhos de vento que pensa serem dragões e vive em busca da amada Dulcineia, mais uma invenção de sua mente sonhadora. “Dom Quixote” tornou-se a maior obra da literatura espanhola, o segundo livro mais lido da História, e o terceiro mais traduzido do mundo, além de ser considerado por muitos como o primeiro romance moderno.

Abordagem contemporânea - A montagem tem adaptação especial do imortal da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro, direção de Fernando Philbert e produção de Carlos Grun (Bem Legal Produções), com produção local da Banalíssima Arte. No palco, elementos tradicionais da história original são substituídos por outros adereços que se aproximam dos tempos atuais em uma abordagem contemporânea e esteticamente moderna.

O cenário de Natalia Lana ocupa o palco com tecidos gigantes que remetem a grandes velas de um navio. Espalhados pela cena, cordas e elementos metálicos remetem a equipamentos de navegação. Há projeções que retratam os variados desafios enfrentados pela dupla, e também elementos circenses trazidos pelo ator e palhaço Kadu Garcia, que vive o fiel escudeiro Sancho Pança.

Oficina sobre atuação do palhaço - Durante a temporada em Curitiba, será ministrada a oficina “Princípios da Palhaçaria” com o ator Kadu Garcia. A atividade será realizada em 6/12 (sexta-feira) a partir das 13h na Caixa Cultural Curitiba e parte dos princípios que regem a atuação do palhaço. Entre estes princípios estão a escuta, o olhar, o jogo, a potência criativa e a disponibilidade, utilizando-se de jogos e de brincadeiras para experimentação do território mais potente do palhaço: o encontro. A oficina é direcionada para estudantes de artes cênicas, artistas e interessados na linguagem do palhaço, maiores de 16 anos. Mais informações pelo instagram @caixaculturalcuritiba

Mais sobre Leonardo Brício - Formado n’O Tablado, ator com papéis de destaque em novelas, séries e teatro. Em 47 anos de carreira, foi destaque na TV em novelas como “Renascer”, “Rei do Gado”, “Anjo Mau”, “A Muralha”, “Da cor do pecado” e “Rei David”, além da série “Arcanjo Renegado”, em que viveu um dos protagonistas. No teatro, atuou em grandes produções como “Romeu e Julieta”, com direção de Moacyr Goes; “Péricles”, com direção de Ulisses Cruz; “Últimas Luas”, com Antônio Fagundes, entre outras.

Mais sobre Kadu Garcia - Atuou em mais de 25 espetáculos, foi dirigido por Aderbal Freire-Filho, Amir Haddad, Dani Barros, Juliana Jardim, entre tantos outros. Pesquisa a palhaçaria desde 2005 e atuou como palhaço besteirologista na ONG Doutores da Alegria/RJ. É Artista fundador do grupo de palhaços Roda Gigante, projeto que pesquisa a interface arte, saúde e educação, realizando intervenções artísticas em hospitais do Rio de Janeiro desde 2009. Na TV, participou das séries “Sob Pressão”, “D.P.A.”, “Nós” e das novelas “A dona do pedaço” e “Deus salve o rei”.

A Caixa Cultural Curitiba está situada na Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro e os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para cliente Caixa e todos os casos previstos em lei) a venda na bilheteria física e no site www.sympla.com.br. Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Sucesso nos últimos anos, os ônibus especiais que passam pelos parques Barigui e Náutico estão de volta

A Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em operação as linhas especiais X50-Natal Parque Barigui, na sexta-feira (29), e X51-Natal Parque Náutico na quinta-feira (5/12). As linhas vão funcionar de terça a domingo, até 22/12, quando os espetáculos se encerram. A decoração permanece até 6/1.

BARIGUI - A linha X50 sai do Terminal Campina do Siqueira até o Parque Barigui, com embarques a partir das 18h40 até 21h, com ônibus a cada dez minutos. No Barigui, os ônibus farão desembarque de passageiros no estacionamento, próximo ao portal. O embarque na volta será feito no mesmo local. Os ônibus vão operar sem catraca. Os passageiros pagarão passagem apenas na ida, de R$ 6, com acesso pelo Terminal Campina do Siqueira. A volta será gratuita até o terminal, onde os passageiros poderão fazer a integração com outras linhas.

No Barigui, um dos principais pontos do Natal de Curitiba, a população poderá conferir a tradicional árvore, de 25 metros de altura, três metros a mais do que nas edições anteriores. A maior árvore da cidade terá mais de 50 mil microlâmpadas em LED. A atração, que também ganhará um show com 600 drones em dezembro, tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi. A enorme estrutura irá integrar três das atrações que ocorrerão no Barigui.

Além da árvore de 25 metros, o tradicional parque terá um Caminho de Luz com patrocínio da Ligga e espetáculos em um palco próximo às duas outras experiências promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. O Caminho de Luz da Ligga, que poderá ser percorrido a pé ou de bicicleta, também será inclusivo. Pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção também poderão percorrer o circuito natalino usando as scooter patrocinadas pelo Grupo Air.

NÁUTICO - Já a X51 Linha Natal Parque Naútico vai operar no sistema drive-thru, do Terminal Boqueirão ao Parque Náutico, sem desembarque. Os ônibus, com tarifa de R$ 6, têm saída inicial a partir das 18h45 do Terminal Boqueirão e funcionam até 21h. Saída a cada 15 minutos, sob demanda. A decoração do Náutico conta com estações como presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre). O Caminho de Luz Parque Náutico irá margear o belo lago do parque que faz divisa com São José dos Pinhais.

Serviço

Parque Barigui

De 29 de novembro a 22 de dezembro - quartas, quintas e sextas-feiras, 19h30; sábados e domingos (duas sessões), 19h30 e 21h. No dia 29 de novembro o espetáculo excepcionalmente começará às 20h30

Parque Náutico

De 5 a 22 de dezembro, de terça a domingo, das 19h às 22h

A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, Minipreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, Grupo Air, Hard Rock Café, Restaurante Madalosso, Servopa, PUC-PR, Festtone e Compagas.

Mostra Afina-se apresenta o talento dos alunos do Conservatório de MPB da Prefeitura de Curitiba

A Mostra Afina-se, promovida pelo Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, reúne 32 apresentações gratuitas entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro. O evento que celebra a riqueza dos ritmos e melodias brasileiras será realizado em três espaços culturais: Capela Santa Maria, Centro Juvenil de Artes Plásticas e o próprio Conservatório de MPB.  

Mais de 20 turmas exibirão o resultado do aprendizado do segundo semestre de 2024, com apresentações que vão desde solos, duos, trios e quartetos, até rodas de música, grupos vocais e corais. Os repertórios abrangem aulas práticas e teóricas, incluindo turmas voltadas para crianças e modalidades como Canto Popular, Trombone, Flauta Transversal e Saxofone. 

Com um caráter pedagógico e artístico, a Mostra Afina-se transforma as apresentações em uma oportunidade dos estudantes vivenciarem o palco.

"O Afina-se é uma vitrine que reflete a diversidade de cursos, a qualidade dos nossos professores e o talento dos alunos. A presença do público é fundamental, pois também cumpre um papel educativo", ressalta Mari Lopes, coordenadora pedagógica do CMPB. 

Realizada há mais de 20 anos, a mostra evoluiu continuamente, incorporando uma estrutura de produção com equipes especializadas de sonorização e iluminação, garantindo uma experiência profissional tanto para os músicos quanto para a plateia. 

 

Programação

 

CONSERVATÓRIO DE MPB

28/11 (quinta)

18h30 - Canto Popular (prof.ª Clarissa Bruns)

 

29/11 (sexta)

18h30 - Canto Popular (prof.ª Clarissa Bruns)

 

30/11 (sábado)

10h30 - Canto Popular (profª Ana Cascardo)

14h30 - LEM/I - Linguagem & Estruturação Musical Inclusiva para pessoas cegas ou de baixa visão (prof. Luiz Amorim)

15h20 - Composição & Arranjo Instrumental em MPB (prof. Paul Wegmann)

16h - Trombone (prof. Lauro Ribeiro)

 

1/12 (domingo)

9h30 - Violão para Crianças (prof. Daniel Fagundes)

11h - Percussão (prof. Alex Figueiredo)

11h50 - Flauta Transversal (profª Zelia Brandão)

12h10 - Prática de Conjunto de Choro (profs. Julião Boemio e Lucas Melo)

12h50 - Cavaquinho (prof. Julião Boemio)

 

6/12 (sexta)

18h30 - Canto Popular (prof. Joubert Guimarães)

 

7/12 (sábado)

10h30 - Harmonia Funcional (prof. Jackson Franklin)

11h10 - Violão (prof. Fabiano o Tiziu)

12h15 - Acordeom (profª Marina Camargo)

12h30 - Percussão (prof. Vina Lacerda)

14h30 - Acordeom (profª Marina Camargo)

15h - Contrabaixo elétrico (prof. Marcelo Pereira)

15h30 - Guitarra (prof. Mario Conde)

16h15 - Composição & Arranjo Instrumental em MPB (prof. Paul Wegmann)

16h50 - Bateria p/ crianças (prof. Edi Tolotti)

 

8/12 (domingo)

10h20 - Prática de Conjunto de Samba (profs. Luís Rolim e Gustavo Moro)

11h20 - Harmonia Funcional (prof. Jackson Franklin)

12h - Prática de Conjunto de MPB (profs. Lucas Melo e Lilo Oro)

 

9/12 (segunda)

18h30 - Violão 7 cordas (prof. Lucas Melo)

19h15 - Flauta doce (profª Doriane Conceição)

19h30 - Bandolim (prof. Renan Bragatto)

20h10 - Flauta Transversal (prof. Thiago Saraiva)

20h45 - Piano (prof. Reginaldo Nascimento)

 

ESPAÇO CULTURAL CAPELA SANTA MARIA

2/12 (segunda)

19h - Saxofone (prof. Raul Valente)

19h50 - Piano para Crianças (prof.ª Bruna Wasem)

 

CJAP - CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS

5/12 (quinta)

18h30 - Violão, Viola Caipira e Prática de Conjunto de Música Caipira (prof. Rogério Gulin)

 

Endereços:

Conservatório de MPB - Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco

CJAP - Centro Juvenil de Artes Plásticas - Rua Mateus Leme, 56 - São Francisco

Espaço Cultural Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

 

Com regência de Marília Vargas, concerto da Camerata Antiqua de Curitiba une clássicos e estreias na Capela Santa Maria

Um concerto para o curitibano se emocionar. São músicas bonitas e imperdíveis para quem gosta de canto coral”, assim definiu o concerto Marilia Vargas, regente desta semana dos concertos do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Com o tema “De Ontem, de Hoje” as apresentações celebram o diálogo entre a música renascentista e contemporânea.

O público pode assistir nesta sexta-feira (29), às 20h, e sábado (30), às 18h30, na Capela Santa Maria. Saiba mais no Guia Curitiba.

Marília, que também é uma das sopranos mais aclamadas de sua geração, destacou o cuidado estético e expressivo que busca imprimir em seu trabalho. “Tento trazer o que aprecio muito enquanto cantora, que é o cuidado com o texto, a eloquência das palavras, a sonoridade e o afeto com o que estamos cantando”, disse.

Entre as músicas de destaques está a estreia mundial de “Motetos do Pretérito”, de Antônio Ribeiro, composta a pedido da maestra Naomi Munakata, falecida em 2021. O compositor estará presente nos concertos.

Além disso, o programa traz obras de compositoras mulheres, incluindo a americana Caroline Shaw, cuja música reflete uma abordagem moderna e sensível da música coral e a jovem compositora brasileira Juliana Ripke, cujo talento tem conquistado reconhecimento nacional, também terá uma peça executada. Segundo Marília, “o público vai descobrir uma compositora brilhante”.

O repertório abrange ainda obras icônicas como “Northern Lights”, do norueguês Ola Gjeilo, e duas interpretações do clássico texto sacro “O Magnum Mysterium”. A música tradicional sul-africana “Indodana”, que simboliza a conexão intercontinental, e peças de José Penalva, em homenagem ao seu centenário, e Ernani Aguiar também fazem parte do programa.

MARÍLIA VARGAS: SOPRANO E REGENTE - Com uma carreira consolidada como soprano e regente, Marília Vargas é uma das artistas mais ativas da música clássica brasileira. Sua experiência abrange óperas, concertos e gravações no Brasil e na Europa. Recentemente, esteve à frente de produções aclamadas como Dido e Enéas, de Purcell, e a estreia da ópera Auto da Compadecida com a Orquestra Ouro Preto.

CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Fundado em 1974, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba é reconhecido pela sua versatilidade e excelência. Neste ano, o grupo celebra seus 50 anos, marcados por apresentações históricas, incluindo um concerto recente no prestigiado Teatro Colón, na Argentina.

Livre para todas as idades, as apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba tem ingressos disponíveis pelo site ZET ou na bilheteria da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273).

Reis Magos, óperas nas Ruínas e feiras nas praças Osório e Santos Andrade são estreias do Natal de Curitiba

Nesta quinta-feira (28), a programação de Natal da Prefeitura de Curitiba tem estreias imperdíveis, começando pelas tradicionais feirinhas especiais de época nas praças Osório e Santos Andrade. À noite, no Passeio Público, parque mais antigo da cidade, começa a temporada de encenações do Auto de Adoração dos Reis Magos. Outra estreia grandiosa da noite, Óperas nas Ruínas é um espetáculo inédito do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais.

FEIRAS - O espírito natalino de Curitiba chega às praças Osório e Santos Andrade com as Feiras Especiais de Natal. Ambas abrem nesta quinta e podem ser visitadas até o dia 23 de dezembro.

A Feira da Praça Osório funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h. A da Santos Andrade tem horário diferente: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30.

Tradição da cidade, elas atraem milhares de curitibanos e turistas todo final de ano com a diversidade de opções de gastronomia e artesanato, com opções de presentes e decoração.

ÓPERAS NAS RUÍNAS DE SÃO FRANCISCO - Nas Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, acontece uma atração inédita na programação do Natal: o Largo das Óperas, série de apresentações com cantores e cantoras que celebra a imigração italiana no Brasil. A estreia acontece nesta quinta-feira (28), às 20h.

O evento terá um significado especial, comemorando o centenário do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) e os 150 anos da imigração italiana no Brasil. “Em especial, esta programação reforça a conexão cultural entre Itália e Paraná”, destaca Edson Bueno, diretor artístico dos espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. O Largo das Óperas também democratiza o acesso a essa forma de arte erudita para todas as idades.

Com versões compactas de grandes clássicos de três das mais famosas óperas italianas - La Bohème, O Elixir do Amor e La Traviata -, o espetáculo acontece ao lado de uma árvore de luz de 12 metros, que completa o belo cenário. As apresentações acontecem também na sexta e sábado (29 e 30), com a La Bohème, ópera que marca a estreia da programação. Elixir do Amor será apresentada dias 2, 3 e 4 de dezembro, também às 20h, e La Traviata finaliza a série nos dias 6 e 7 de dezembro, às 20h, e 8 de dezembro, às 19h.

REIS MAGOS NA ILHA DA ILUSÃO - Às 19h30, na Ilha dos Poetas do Passeio Público, tem início o espetáculo com dramatização poética e musical da chegada dos três reis magos: Melchior, Balthazar e Gaspar. Eles protagonizam a emocionante jornada, guiados pela Estrela Guia até a manjedoura do menino Jesus.

A encenação ao ar livre, produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, promete encantar toda a família. As apresentações acontecem de quinta a domingo, às 19h30, até o dia 22 de dezembro.

 

Serviço

 

Auto de Adoração dos Reis Magos no Passeio Público

Dias: de 28/11 a 22/12 (de quinta a domingo), 19h30

Local: Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro). Entrada Gratuita

 

Óperas nas Ruínas de São Francisco

Programação:

La Bohème: 28, 29 e 30 de novembro, às 20h

O Elixir do Amor: 2, 3 e 4 de dezembro, às 20h

La Traviata: 6 e 7 de dezembro, às 20h; 8 de dezembro, às 19h

Local: Ruínas de São Francisco, atrás da Sociedade Garibaldi, Centro Histórico de Curitiba. Entrada gratuita

 

Feiras de Natal

Praça Osório: segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos, das 14h às 20h

Praça Santos Andrade: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 12h às 18h30. Até 22 de dezembro. Abertas a todos

 

Programação do Natal de Curitiba nesta quinta

11h - Natal Encantado do Mercado Municipal Capão Raso

16h - Roda-gigante O Boticário – Natal na XV - Calçadão

18h - Ópera na Defensoria Pública - Centro

19h - Decoração de Natal no Parque Barigui

19h - Decoração de Natal Ademicon no Jardim Botânico

19h - Árvore da Vida O Boticário - Natal na Rua XV

19h - Árvore da Volvo – Rótula do Centro Cívico

19h30 - Auto de Natal no Largo da Ordem

19h30 - Rua Iluminada Família Moletta. Ingresso a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Crianças até 5 anos não pagam

19h30 - Expresso de Natal Família Madalosso (Unidade de Santa Felicidade)

20h - Show de Patinação - Praça Oswaldo Cruz, Centro

20h - Ópera nas Ruínas de São Francisco

 A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, MiniPreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, AirPromo, Hard Rock Café, Família Madalosso, Grupo Servopa, PUCPR, Festtone, Sanepar e Compagas. A programação completa pode ser acessada no Guia Curitiba.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

“A Lista” une Lilia Cabral e a filha Giulia Bertolli no palco do Guairão no dia 30

O espetáculo “A Lista” traz em cena Lilia Cabral e a filha, Giulia Bertolli, juntas no palco, com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva. A peça terá apresentação única em Curitiba no dia 30 de novembro (sábado), às 21 horas, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Desde a estreia em 2022, a peça já atraiu mais de 60 mil espectadores.

Ao escrever sobre afeto e solidão, o autor não teve dúvida sobre onde ambientar a trama e fez uma verdadeira declaração de amor ao Rio de Janeiro. Por força das circunstâncias, uma aposentada de Copacabana se vê obrigada a estabelecer contato com uma vizinha, a jovem Amanda. O encontro das duas detona um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre.

A peça é uma crônica do Brasil e acho que não há lugar melhor para falar do País que Copacabana, essa grande metáfora do Brasil, com seu melhor e pior, passado e presente coabitando o tempo todo”, explica Gustavo Pinheiro.

Ex-morador de Copacabana, o diretor Guilherme Piva conta sobre os aspectos que movem o espetáculo. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. A peça se passa em três tempos, onde iluminação e cenário realçam cada parte. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”, cita.

Para Giulia, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em “A Lista” é “encontro”: o encontro entre amigos que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum. “Nesses novos tempos, ‘A Lista’ virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma Giulia.

POR TRÁS DA PEÇA – A montagem é resultado de um longo processo. Criada no começo da pandemia, em maio de 2020, “A Lista” nasceu com o intuito de ajudar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalhar devido ao isolamento social, passou por algumas experimentações, e foi ganhando corpo com o passar do tempo. A montagem fez apresentações online de um trecho do texto, conquistando mais de 170 mil espectadores. Em seguida, o espetáculo foi apresentado parcialmente para plateias reduzidas, atendendo as orientações sanitárias da época.

Nós tivemos a oportunidade de ir experimentando. Os meses de pandemia nos permitiram esse amadurecimento do processo. Diante da resposta a esse pequeno trecho que apresentamos, constatamos que é um trabalho muito poderoso. Rapidamente o público interage e se identifica com as personagens, tal a comunicabilidade da peça e a dramaturgia clara, eficiente, sonora, divertida e emocionante. Então decidimos seguir adiante e fazer a montagem integral do texto inédito que estreou em São Paulo”, explica Lilia Cabral.

“A Lista” estreou em março de 2022, em São Paulo, e teve mais de 30 mil espectadores em oito meses de temporadas paulistas, além de apresentações em Santos, Jundiaí, Campinas e Campos do Jordão. Desde então, já fez mais de 150 apresentações, passando por Niterói, Petrópolis e Teresópolis, incluindo o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para uma plateia formada de professoras, assim como a personagem de Lilia Cabral.

A peça foi indicada em três categorias no Prêmio Bibi Ferreira 2022: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia de Peça em Teatro (Gustavo Pinheiro). O texto da peça “A Lista” foi lançado em livro pela Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó.

Indicada para maiores de 14 anos, “A Lista” tem ingressos à venda pelo site www.diskingressos.com.br

Escritoras contemporâneas inspiradas por Laura Santos são tema do Cândido do mês

No Mês da Consciência Negra, o jornal Cândido traz no conteúdo principal um artigo especial sobre escritoras negras e paranaenses que mantêm como fio condutor a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981), um resgate da memória negra na literatura. Na seção de retranca, uma prateleira de livros com obras recomendadas sobre escritoras pretas, nacionais e internacionais.

O romancista Rodrigo Garcia Lopes escreve a pensata sobre Antonio Cicero, já que conheceu o escritor, que faleceu em 23 de outubro deste ano, conhecido por suas letras de música e poesia. Na sequência, as páginas do jornal publicado pela Biblioteca Pública do Paraná cedem espaço para poemas selecionados pelo próprio Cicero, em sua página pessoal, como os seus preferidos, inclusive um sobre como ele pensava o tema da morte.

Na série Mulheres contra a Ditadura, Noemi Osna compartilha seu depoimento. Militante durante o período de repressão, ela enfrentou perseguições enquanto estava grávida dos três filhos e acabou exilada no Uruguai, Chile e Canadá. Na seção de literatura, um poema inédito do palestino Mahmud Darwich - considerado um dos maiores escritores da língua árabe - de tradução por Michel Sleiman, que está no livro “Por que você deixou o cavalo sozinho”, com lançamento previsto no Brasil para 2025, pela Editora Tabla.

O Cândido ainda publica a crônica vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, “Norte velho, em voz alta, na frente do espelho”, escrita por Samir Gid. As fotografias são assinadas por Tiago Alvarez, que explora o uso da cor com destaque para o contraste cromático nas paisagens urbanas. A arte de capa é da Dpaula, artista grafiteira que utiliza sua arte nas ruas de Curitiba como forma de enfrentamento e reivindicação de espaços públicos.

Leia ou baixe no site www.candido.bpp.pr.gov.br

TV Paraná Turismo renova grade e estreia três novos programas nesta semana

A TV Paraná Turismo ampliou sua programação com a estreia de três programas durante a semana. As novidades reforçam a grade da emissora, com conteúdos diversificados sobre turismo, gastronomia, empreendedorismo, economia e cultura. Além disso, as novas produções trazem formatos inovadores e uma linguagem mais moderna e dinâmica.

Outra novidade é a mudança no horário da segunda edição do jornal Paraná em Pauta, que será exibido ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 17h30. A primeira edição do telejornal permanece no ar às 11h30.

O secretário de Comunicação do Paraná, Cléber Mata, diz que as mudanças ajudam a consolidar a transformação recente da TV. “O jornalismo da TV Paraná Turismo vem conquistando prêmios e ampliando sua relevância estadual. Esses novos programas fortalecem a grade e reafirmam o papel da emissora na valorização do Paraná", afirma.

Para o diretor da TV Paraná Turismo, Antonio Carlos da Silva, as novidades reforçam o compromisso da emissora com a comunicação pública. “Com esses novos programas, ampliamos ainda mais o conteúdo e cumprimos nossa missão de valorizar o turismo, a cultura, o esporte, eventos relevantes e o desenvolvimento socioeconômico paranaense", afirma.

NOVOS PROGRAMAS – Com apresentação de Beto Pacheco, o programa “Pé na Rua” é um verdadeiro guia turístico da região de Curitiba. Os episódios exploram lugares históricos, riquezas culturais e experiências gastronômicas da capital paranaense e seus arredores. A estreia acontece no dia 29 de novembro, às 18h30, com inéditos todas as sextas-feiras e reprises ao longo da semana.

O programa “Feito no Paraná”, apresentado por Flávia Torres, revela os bastidores das empresas mais inovadoras e bem-sucedidas do Estado, destacando práticas empreendedoras e sustentáveis. O objetivo é divulgar o setor produtivo paranaense e estimular boas soluções. O primeiro episódio vai ao ar no dia 28 de novembro, às 20h30, com edições inéditas às quintas-feiras e reprises diárias.

Sob o comando de Marilena Chociai, o “Histórias e Sabores” tem foco na valorização da cultura, da história e da identidade paranaense a partir da sua gastronomia. O programa traz receitas das etnias que colonizaram o Estado, destacando, também, as possibilidades de turismo gastronômico no Paraná. A estreia será no dia 27 de novembro, às 20h30, com inéditos às quartas-feiras e reprises durante a semana.

ESPORTE – A TV Paraná Turismo também está consolidando seu papel como apoiadora do esporte estadual. Em parceria com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a emissora transmitiu jogos do Campeonato Paranaense e já prepara a cobertura da primeira divisão em 2025. A emissora também exibiu partidas de equipes paranaenses na Série B do Brasileirão.

ONDE ASSISTIR – A programação da TV Paraná Turismo está disponível no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. O sinal também alcança todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo. A emissora segue expandindo sua cobertura para novas regiões do Paraná com a instalação de novos transmissores. A programação ao vivo pode ser acompanhada pelo site oficial da TV Paraná Turismo.

Orquestra Sinfônica do Paraná faz últimos concertos do ano e abre agenda para público cego

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz suas últimas apresentações de 2024 a patir desta quinta-feira (28) e preparou uma homenagem a um dos maiores compositores de ópera de todos os tempos, o italiano Giacomo Puccini.

Em 2024, quando são lembrados os 100 anos de sua morte, a orquestra realizará um concerto em que serão executados alguns de seus clássicos, como “La Bohème”, “Tosca”, “Madame Butterfly”, entre tantas outras obras escolhidas para o programa, com participação de quatro cantores solistas convidados: Martin Muehle, Ludmilla Bauerfeldt, Paulo Mandarino e Marly Montoni. São artistas brasileiros renomados no Brasil e no exterior.

Com o patrocínio do Colégio Positivo e realização do IAOSP – Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, o concerto também marca o encerramento da temporada 2024. Será realizado em duas datas: 28/11 (quinta-feira) às 20h30 e 1º/12 (domingo) às 10h30 no Teatro Guaíra.

Cantadas em italiano, as canções serão apresentadas com legendas exibidas em um painel de leds para que o público tenha melhor compreensão dos temas abordados nas óperas de Puccini, cujas histórias trazem uma gama de sentimentos e situações que oscilam do sucesso à tragédia.

Giacomo Puccini foi responsável pelas mais lindas melodias de óperas já escritas, como ‘La Bohème’, ‘Turandot’, ‘Madame Butterfly’. São melodias que ficaram marcadas nos corações dos amantes da ópera”, enfatiza o maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá. “Puccini suavizou a ópera, ele a romantizou de uma forma poética. Os textos são verdadeiras poesias e as melodias são simplesmente maravilhosas. Para esta ocasião especial, foram convidados quatro cantores brasileiros com lindas carreiras no Brasil e no exterior”, completa.

O concerto se inicia com um Prelúdio Sinfônico de 12 minutos. A partir de então, começam a ser executadas as obras de Puccini, cada uma com participação de um ou mais solistas: “La Bohème”, “Gianni Schicchi”, “La Rondine”, “Madame Butterfly”, “Manon Lescaut”, “Tosca” e “Turandot”. De cada obra, foi feita uma seleção de uma a três árias, que serão cantadas no concerto.

Música tátil: acessibilidade para pessoas cegas - Entre as datas dos concertos (na sexta-feira, 29/11, às 15h) será realizada uma nova atividade entre o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná e o Projeto Música Tátil, uma parceria desenvolvida há anos promovendo o acesso para cegos à música clássica. Nesta contrapartida social, um grupo de aproximadamente 20 pessoas cegas tem a oportunidade de comparecer ao teatro durante o dia para apreciar partes do concerto executadas por um grupo de músicos.

Esta é uma rara apresentação cultural e didática, em que as pessoas convidadas têm a oportunidade de tocar nos instrumentos, podendo perceber suas formas, além de conhecer suas sonoridades. “É um orgulho para o IAOSP desenvolver projetos com o Teatro Guaíra e a Secretaria de Cultura do Paraná. Esta parceria promove diversas formas acessibilidade da sociedade civil à música clássica, contribuindo na formação de plateias e na maior participação social no desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Paraná”, afirma Samuel Ferrari Lago, presidente do IAOSP.

Sobre o compositor homenageado - Giacomo Puccini é um dos expoentes máximos da ópera realista italiana, criada no século XIX por Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi. Muitas de suas óperas caracterizam-se pela ação dramática, com a recriação de uma atmosfera poética, o que lhe valeu o título de “Poeta das Pequenas Coisas”. Teve uma vida com sucessos, fracassos, tragédias, tabus, desafios e muita ousadia (como suas óperas).

Iniciou a carreira aos 14 anos como organista de igrejas na cidade de Lucca, na Toscana, onde nasceu em 22 de dezembro de 1858. Prestigiado em vários países, deixou um legado com 12 obras, diversas composições para coral (incluindo uma missa e um réquiem), letras de canto e piano e várias composições instrumentais. Puccini pode ainda ser considerado o pai do teatro musical moderno.

Faleceu em Bruxelas, na Bélgica, em 29 de novembro de 1924, vítima de um câncer de garganta. Deixou inacabada sua última ópera, “Turandot”, iniciada em 1920, sendo concluída em 1926 por Franco Alfano.

Indicado para maiores de 7 anos, o Concerto Puccini 100 Anos tem ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), disponíveis na bilheteria do Guairão ou no site www.deubalada.com.