Artista plástico, engenheiro e empresário, Sergius Erdelyi apresenta uma nova série de esculturas na exposição “Ars Eaterna”, que será inaugurada nesta quinta-feira (5), às 18h, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). A exposição reúne uma sequência de trabalhos da sua atual fase de esculturas em metal, feitas com um tipo de material resultante da liga de diversos metais, principalmente bronze e cobre. A mostra estará aberta ao público a partir de sexta-feira (6).
Aos 92 anos, o artista, que já trabalhou com diversas técnicas, optou por um material que pudesse eternizar a sua obra, como propõe o título da exposição. A maior parte das 332 esculturas são peças do jogo de xadrez. Sergius expõe oito jogos com peças pequenas e um com peças em grandes dimensões, sendo que a maior (o rei) tem 2,10 m de altura. Também fazem parte do conjunto outras 64 esculturas que remetem a seres imaginários e mitológicos, na forma de objetos como castiçais, copos, jóias e sinos.
Sergius Erdelyi participou de diversos salões pelo Brasil e realizou importantes exposições individuais em galerias de arte e museus de Curitiba, São Paulo, Áustria e Estados Unidos. Em 1973 integrou a XII Bienal Internacional de São Paulo. Desenvolveu uma carreira de sucesso, mas ficou muitos anos sem mostrar suas obras, até que retornou em 2009 com uma retrospectiva da Universidade Católica do Paraná e, no ano passado, com a exposição de anjos em metal, no Museu de Arte Sacra.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário