Um raro violino Stradivarius em condições excepcionais de conservação, o Lady Blunt, será leiloado para angariar fundos para vítimas do tsunami no Japão.
Feito em 1721, o instrumento está sendo vendido pela Nippon Music Foundation.
A organização pagou mais de US$ 10 milhões (R$ 15,8 milhões) quando adquiriu o violino, em 2008.
O dinheiro proveniente da venda será doado a um fundo de auxílio para vítimas do terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do país.
No século passado, o Lady Blunt bateu recordes de preço todas as vezes em que foi vendido.
O site de leilões de instrumentos Tarisio anunciou que vai vender o violino online no dia 20 de junho.
Falando à BBC Brasil, Ethan Ladd, gerente do site, disse esperar que a peça alcance pelo menos um valor semelhante ao que foi pago por ela em 2008.
Linhagem
Segundo Christopher Reuning, da loja de instrumentos Reuning & Son Violins, em Boston, nos Estados Unidos, raramente um Stradivarius desta qualidade, em condições tão perfeitas e com uma história tão significativa é colocado à venda.
O especialista acredita que o Lady Blunt seja talvez o mais bem-preservado Stradivarius colocado à venda no último século.
O violino recebeu o nome de um de seus proprietários, Lady Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron.
O instrumento já passou pelas mãos de muitos colecionadores e especialistas, entre eles, Jean Baptiste Vuillaume, fabricante de instrumentos, empresário e inventor que viveu no século 18, e o barão Johann Knoop, colecionador de instrumentos nascido em Moscou no século 19.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário