Vencedor do Prêmio do Júri Popular e do Prêmio Vagalume do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o longa-metragem Amor? é uma espécie de híbrido entre documentário e ficção. Dirigido por João Jardim (Lixo Extraordinário), o filme parte da premissa de Charles Baudelaire de que "o mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice".
O tema e foco da película são as relações amorosas pautadas pela violência, seja qual a forma em que ela se manifesta. A trama apresenta relatos verdadeiros de quem já viveu relacionamentos em que a violência era parte de um cotidiano muitas vezes doentio, e em outras vezes foi a gota d'água para o despertar de uma nova fase.
Devido à delicadeza do tema, em vez de revelar as identidades dos entrevistados, João Jardim traz atores e atrizes interpretando os depoimentos, impossibilitando o filme de ser classificado como documentário ou ficção. O elenco conta com Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Leticia Collin, Cláudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Júlia Lemmertz.
Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisa, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.
sábado, 28 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário