No início do século 17, quando Shakespeare escreveu Macbeth, as mulheres ainda não atuavam e os papéis femininos eram interpretados por homens no teatro. Essa prática da época é resgatada pelo diretor Gabriel Villela na peça Macbeth, em cartaz neste final de semana no Teatro Bom Jesus. Estrelado por Marcello Antony e Claudio Fontana, o elenco é formado por oito atores homens.
A história se passa em 1047 quando, após vencer uma batalha e salvar a Escócia, Macbeth (Marcello Antony) sente que está chegando cada vez mais próximo do trono escocês. Influenciado por sua mulher, lady Macbeth (Claudio Fontana), ele age por impulso e mata o rei Duncan (Helio Cicero) para assumir a coroa. A partir disso, ele inicia uma sequência de assassinatos sem fim.
"O que mais estou curtindo são as nuances do personagem, que começa como herói e termina como vilão", conta Antony, que encena pela segunda vez um texto de Shakespeare.
Para contar a tragédia shakespeariana, o diretor Gabriel Vilella incluiu um narrador na peça. "O texto original têm 20 personagens. Diminuímos para que pudesse ser encenado por oito atores e incluímos um narrador que entra em cena com o livro Macbeth e começa a contar a história", diz Vilella. O papel dos atores também é desempenhado de forma diferente. "Não estamos interpretando, mas contando a história para que a plateia sinta, imagine e, a partir daí, interprete", explica Claudio Fontana.
O Teatro Bom Jesus está situado na rua 24 de Maio, 135, Centro. As apresentações acontecem dias 26 e 27, às 21 horas, e dia 28, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 50,00 (dias 26 e 28) e R$ 60,00 (dia 27) e respectivos meio-ingressos. Informações: 2105-4000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário