A Fundação Cultural de Curitiba publica em sua página na internet, a partir desta terça-feira (2), quatro edições dos Anuários do Teatro Curitibano, inclusive o de 2011, que é inédito.
Os Anuários de Teatro, elaborados pela Fundação Cultural de Curitiba, são uma importante referência das artes cênicas na capital, pois registram tudo o que foi levado aos palcos da cidade, com sinopses, fotografias e ficha técnica completa dos espetáculos e prêmios recebidos. A edição de 2011 reúne 67 espetáculos profissionais e 117 não profissionais, num volume de 212 páginas.
As informações são de responsabilidade dos próprios produtores, que tiveram um prazo para encaminhá-las por e-mail à Coordenação de Teatro da Fundação Cultural. Os produtores preencheram uma ficha padrão e enviaram duas ou três fotografias dos espetáculos. Ficou a cargo da Coordenação de Teatro fazer a conferência e a edição do material. O período de envio das informações foi amplamente divulgado e, por isso, o coordenador de Teatro da Fundação Cultural, Clóvis Severo, acredita que a publicação é um retrato fiel das encenações de 2011.
De acordo com Clóvis Severo, ano a ano os próprios grupos estão entendendo a importância de integrar o anuário. “Ele é o único registro histórico da produção teatral curitibana”, afirma. Por meio de uma análise das edições, é possível reconhecer o crescimento em número e qualidade das encenações. Vemos que a produção não profissional tem crescido muito e que os grupos profissionais estão tendo uma ascensão qualitativa, confirmada pelas premiações que estão conquistando nacionalmente. Fica evidente que a nossa produção está se qualificando”, analisa.
Os arquivos digitais dos Anuários do Teatro Curitibano podem ser acessados pelo site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br). Clique em "expand" para ampliar as publicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário