A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta quarta-feira (10), a segunda sessão do projeto Cena HQ, desta vez, com a leitura da obra “Kardec”, dos gaúchos Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa, com direção de Fábio Allon. “Kardec” é uma ficção histórica, que conta a origem do espiritismo por intermédio de um trecho da vida um de seus maiores expoentes: o professor e cientista Hippolyte Léon Denizard Rivail, que assumiu o pseudônimo Allan Kardec.
“Antes de qualquer crença na mística, na doutrina ou na religiosidade ligada ao espiritismo, o que nos interessa é contar uma grande história”, explica Carlos Ferreira, diretor cinematográfico, artista gráfico e roteirista, tendo quadrinhos publicados no Brasil, na Argentina e no Japão. O roteirista realizou diversas parcerias com Rodrigo Rosa, um dos mais ativos desenhistas de quadrinho da atualidade. “Kardec” é considerada a obra mais madura da dupla.
O diretor da leitura, Fábio Allon, é graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Desenvolve estudos nas áreas de teoria da arquitetura, de linguagem cinematográfica e na interface de ambos. Entre seus trabalhos como diretor de arte estão “Morgue Story - O Filme” e “Com as Próprias Mãos”, os videoclipes “A Grande Verdade”, de Vadeco e os Astronautas, e “Pernambuco Chorou”, do Terminal Guadalupe, entre diversas outras obras.
O projeto - Com curadoria de autores de José Aguiar, e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o projeto faz com que inusitados encontros, entre quadrinhos e cena, deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. Para este ano, o projeto – que, no ano passado, se chamava Cena HQ Brasil – passou a se chamar apenas Cena HQ, uma vez que autores estrangeiros estão previstos para fazer parte da programação.
Esta sessão do Cena HQ acontece às 20h. O ingresso corresponde a um livro não-didático ou um livro de quadrinhos. Informações: 2118-5111. Esta apresentação não é recomendada para menores de 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário