A Editora Arte & Letra lança em abril a antologia Crônicas de Espada e Magia, em coedição com a editora gaúcha Argonautas, reunindo clássicos do gênero com autores contemporâneos, entre estrangeiros e brasileiros. A seleção contempla aquele que é considerado o fundador do subgênero de Espada e Feitiçaria, o americano Robert E. Howard (1906-1936), além de Karl Edward Wagner (1945-1994) e Fritz Leiber (1910-1992), tradicionais nomes da literatura de fantasia.
Entre os contemporâneos estão George R.R. Martin, autor do fenômeno “Crônicas de Gelo e Fogo”, que em 2011 deu origem ao seriado americano “Game of Thrones”; o árabe-americano Saladin Ahmed, cuja trilogia “The Crescent Moon Kingdoms” foi finalista do Hugo Award, o Oscar da ficção científica/fantasia; e o inglês Michael Moorcock, vencedor do Nebula Award, prêmio concedido pela associação americana de autores de ficção científica e fantasia (SFWA, na sigla em inglês).
Além de nomes já consagrados da literatura de Fantasia, a antologia apresenta contos de escritores brasileiros. Thiago Tizzot, Ana Cristina Rodrigues, Carlos Orsi, Max Mallmann e Roberto Causo completam o time da antologia, que assim oferece um inédito panorama das histórias de Espada e Feitiçaria, subgênero da literatura fantástica surgido na primeira metade do século 20. Com personagens de moralidade dúbia e tramas centradas em batalhas pessoais, as narrativas de “Sword and Sorcery” nasceram do encontro do estilo swashbuckler de Rafael Sabatini e Alexandre Dumas com o horror cósmico de H. P. Lovecraft e Clark Ashton Smith.
Uma introdução assinada pelo organizador da antologia, Cesar Alcázar, completa o volume. A arte da capa é do americano Kekai Kotaki, conhecido por suas ilustrações para obras de fantasia e RPG. Breves entrevistas com alguns dos autores da antologia podem ser lidas no site da Arte & Letra: www.arteeletra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário