quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Elomar: Cancioneiro" na Caixa Cultural Curitiba

Acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Caixa Cultural Curitiba, o concerto “Elomar: Cancioneiro". Concebido a partir do trabalho de transcrição e publicação de partituras do compositor Elomar Figueira Mello, o concerto conta com a participação do próprio Elomar, além dos músicos que atuaram na tarefa de transcrever suas obras.
Os violonistas Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, além da cantora Letícia Bertelli, assinam pelo trabalho ao lado de Joao Omar, filho de Elomar, e do próprio compositor que participou ativamente de todo o percurso. Todos juntos pela primeira vez em Curitiba, no palco da Caixa Cultural, apresentarão um repertório que contemplará sucessos do compositor e também peças gravadas em discos de carreira mas que o próprio Elomar deixou de interpretá-las com o passar dos anos.

Elomar: Cancioneiro - Composta de 49 partituras da obra do compositor Elomar Figueira Mello, um caderno de letras e notas de edição, além de um livro sobre o artista e sua obra, de autoria do jornalista João Paulo Cunha, o material é resultado do projeto Elomar em Partituras - cancioneiro, patrocinado pela Petrobras e empreendido pela DUO Editorial, de Belo Horizonte. Compõem o repertório de partituras as peças consideradas de caráter cancioneiro.
A particularidade de uma obra e a história de vida de um homem que dá origem a um trabalho considerado importante patrimônio imaterial do país, desperta teses de mestrado e doutorado nas mais importantes universidades brasileiras e de outros países. “Para um artista consciente de seu trabalho e sempre preocupado com o registro de suas obras, se tornava no mínimo preocupante que o destino de sua criação ficasse assim a dever à boa vontade dos pesquisadores e músicos que viessem a ouvir seus discos. Era urgente colocar no papel, dar essa imponderável eternidade à obra”, esclarece João Paulo Cunha.
Foram cerca de dois anos de intenso trabalho e dedicação da equipe de músicos que atuou na transcrição das 49 canções, cuja dimensão da tarefa, seja pela amplitude ou pela complexidade, exigiu engenho de especialistas dedicados, dotados de grande conhecimento técnico, sensibilidade e até mesmo capacidade de invenção para traduzir em linguagem culta uma música que muitas vezes vai além das convenções conhecidas, sem perder o horizonte do respeito à obra.
As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli e supervisão geral a cargo do próprio Elomar. A equipe responsável pelo registro em partituras teve como ponto de partida os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro tanto para as canções como para as árias de outras composições maiores, da qual fazem parte alguns dos temas transcritos.
As partituras estão em formato que se quer definitivo (apesar de muitas delas terem sido idealizadas para outra formação instrumental ou vocal), ou seja, da maneira como foram dadas a conhecer à cultura brasileira, preservando seu caráter cancionista. O projeto gráfico de “Elomar: Cancioneiro” é do artista plástico Máximo Soalheiro.
As apresentações de "Elomar: Cancioneiro" acontecem nos dias 5 e 6 de abril, às 20 horas; dia 7, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10 (meia-entrada e clientes Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário