quinta-feira, 18 de agosto de 2016

No Positivo, espetáculo “Terra Dourada” conta a história da imigração judaica ao Paraná

Uma viagem emocionante, com histórias reais da imigração do povo judeu para Curitiba, através do dança, teatro e canto, "Terra Dourada: A Caminho da Liberdade", será apresentado nos dias 20 e 21 de agosto, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. Baseado no documentário “Estamos Aqui - Danken Got”, de Cintia Chamecki, revelará grandes talentos da comunidade judaica local, já que 90% do elenco é amador, que será responsável por contar a história dos próprios antepassados, emocionando ainda mais a plateia.
Preparados por uma equipe de profissionais, o espetáculo tem direção de Gabriela Vernet e Rodrigo Alonso, é produzido por Cintia Slud, e tem consultoria histórica de Cintia Chamecki. "Será uma apresentação emocionante, que ressaltará a sensibilidade e humor da alma judaica, além da história de formação da comunidade de Curitiba", conta Cintia Slud.
Adultos, jovens e crianças se revezarão no palco, com participação especial do Coral Koleinu da Comunidade Israelita do Paraná, além do grupo folclórico de dança Haemek e a volta do antigo e conhecido Grupo Kineret, cujos ex-dançarinos hoje têm entre 40 e 65 anos, e estão ensaiando sob o comando do coreógrafo Duda Bergman especialmente para o espetáculo.          
O roteiro fará um resgate histórico da imigração dos judeus para o Paraná, vindos principalmente do Leste Europeu, a partir de 1889, e sendo grande parte após, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Uma comunidade que participou ativamente da formação do Estado do Paraná. Entre os judeus do Paraná estão políticos que chegaram a cargos de prefeito e governador, além de diversos empresários reconhecidos internacionalmente, e profissionais de outros setores. Também serão mostrados costumes e tradições do povo judeu, além de uma reflexão sobre o antissemitismo.
A América era conhecida pelos imigrantes como 'Golde Medine' ou Terra Dourada – uma terra que oferecia aos recém-chegados a visão de um país livre e multirracial, habitado por um povo caloroso e acolhedor, daí o nome do espetáculo.
A realização é da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná), com apresentação do Ministério da Cultura e patrocínio do grupo UEGA e O Boticário na Dança, com apoio da Itaipu Binacional.

Sobre o Documentário “Estamos aqui” (Danken Got) – O documentário de produção e direção de Cintia Chamecki e codireção de Andrea Lerner foi lançado em 2013. Ele conta, por meio de dezenas de entrevistas, a história da imigração judaica do leste europeu para o Brasil, especialmente para Curitiba. O filme esteve no Miami Jewish Film Festival e Festival de Cine Judio de Punta del Este (onde foi premiado como melhor documentário pelo júri popular). “A ideia começou quando entrevistei meus pais e sogros para que meus filhos soubessem a história de nossa família, mostrando a dificuldade que passaram. O projeto foi crescendo e acabamos fazendo 45 horas de entrevistas, tem muito material que ainda não foi utilizado na edição”, afirma.
O documentário mostra como foi a chegada, o trabalho, a formação da comunidade, a doação da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann e da Sinagoga Francisco Frischmann por membros da comunidade judaica, e até detalhes engraçados da religiosidade dos imigrantes. Também há entrevistas com sobreviventes do Holocausto que vieram para Curitiba.
As encenações de "Terra Dourada: A Caminho da Liberdade" são livres para todas as idades e acontecem no dia 20, às 20h, e no dia 21, às 19h. Os ingressos custam R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia). Mais informações: 3315-08080 ou www.diskingressos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário