Para
celebrar os cem anos de nascimento do cineasta francês Jean-Pierre Melville, em
2017, a Fundação Jean-Pierre Melville, recentemente criada pelos sobrinhos do
cineasta, Rémy Grumbach e Laurent Grousset, está promovendo ao redor do mundo
uma mostra de obras do diretor restauradas digitalmente.
Em
Curitiba, os filmes serão exibidos entre os dias 23 e 29 de novembro no Cineplus
Água Verde (Shopping Água Verde), sempre às 21h, com ingressos a R$ 5,00. O
organizador é o produtor, diretor e roteirista William Biagioli, que aposta na
identificação que os filmes de Melville podem ter com o público curitibano. “A
oportunidade de ver os filmes dele, em ordem cronológica e em cópias
recém-restauradas, é muito importante, pois coloca Curitiba no circuito de
cidades que já exibiu os filmes: Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio
de Janeiro”, diz ele, que conta com o apoio da rede de cinemas
Cineplus
e Institut Français - Biagioli é um dos mais atuantes cineastas do Paraná. Seu
trabalho como produtor de mostras cinematográficas inclui as cinco primeiras
edições do “Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba” (na qual
também fez a produção e a curadoria do evento “Olhar Retrospectivo: Stanley
Kubrick”, realizado na terceira edição).
Além
disso, ele participou da produção de filmes que se destacaram
internacionalmente, entre eles, “A Fábrica” (2012), que foi finalista do Oscar
e “Pátio” (2013), selecionado para o Festival de Cannes. Em 2014, com o
curta-metragem “Curitiba: A Maior e Melhor Cidade do Mundo”, Biagioli ganhou os
prêmios de melhor roteiro, filme do público e filme do júri oficial no 16º
Festival Kinoarte de Cinema. Já, em 2015, ele lançou “Para Minha Amada Morta”,
que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Montreal. Seu mais recente
trabalho é “O Estacionamento”, lançado em 2016, que foi eleito o melhor curta-metragem
na 18ª edição do Festival do Rio e na 26ª edição do Curta Cinema.
Sobre
Melville - Jean-Pierre Melville tem a sua obra associada ao film noir (um subgênero
do filme policial) e continua a exercer uma forte influência sobre cineastas
contemporâneos, entre eles Quentin Tarantino, John Woo, Jim Jarmusch e Masahiro
Kobayashi. Uma prova desse respeito é o documentário “Sob o nome de Melville”,
de Olivier Bohler, que foi produzido em sua homenagem.
Melville
também foi precursor da Nouvelle Vague (movimento que procurava fugir das
regras pré-estabelecidas pelo cinema comercial) e que consagrou nomes como Jean
Luc Godard e François Truffaut. Como roteirista, produtor e ator, ele trabalhou
com os maiores astros e estrelas francesas, entre eles, Alain Delon, Jean-Paul
Belmondo e Catherine Deneuve. “Melville tem uma produção vigorosa de alguns dos
mais belos e intrigantes filmes de suspense dos anos 1950 e 1960. Ele dominava
como poucos a construção do suspense e sabia criar belos momentos”, diz William
Biagioli.
Programação diária
23/11:
24 horas na vida de um palhaço (curta) + O silêncio do mar
24/11:
Bob, o Jogador
25/11:
Léon Morin, Padre
26/11:Técnica
de um delator
27/11:
O exército das sombras
28/11:
O círculo vermelho
Fichas
e sinopses
LEÓN
MORIN, PADRE (“Leon Morin”, Prête - Itália/França, 1961), com Jean-Paul
Belmondo, Emmanuelle Riva e Irène Tunc. Drama. Legendas em Português. Formato:
DCP. Duração: 128’.
Sinopse
- Durante a Segunda Guerra Mundial, a viúva Barny, ateia, manda sua filha meio
judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade.
Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de
concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e,
assim, se aproxima do padre Léon, por quem acaba sentindo uma grande atração.
BOB
O JOGADOR (“Bob le Flambeur” - França, 1955), com Roger Duchesne, Isabelle
Corey e Daniel Cauchy. Policial (em branco e preto). Legendas em Português.
Formato: DCP. Duração: 104’.
Sinopse
- Bob, um velho gângster viciado em jogos de azar, está à beira da falência e
decide roubar um cassino em Deauville. Tudo vai bem, até que a polícia toma
conhecimento do plano.
TÉCNICAS
DE UM DELATOR (“Le Doulos”, Itália/França, 1962), com Roger Duchesne, Isabelle
Corey e Daniel Cauchy. Drama. Legendas: Português. Formato: DCP. Duração: 108’.
Sinopse
- Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata
Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um
arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado: ele
planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário.
O
CÍRCULO VERMELHO (“Le Cercle Rouge”, França/Itália 1970), com Alain Delon,
Bourvil e Gian Maria Volonte. Drama. Legendas: Português. Formato: DCP.
Duração: 150’.
Sinopse
- Corey é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia em que o
assassino Vogel escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim
começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial
planejam um roubo de joias.
O
EXÉRCITO DAS SOMBRAS (“L’Armée des Ombres”, França/Itália, 1969), com Lino Ventura, Simone Signoret e Paul
Crauchet. Drama. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP. Duração: 140’.
Sinopse
- Em 1942, as tropas alemãs invadem e ocupam todo o território da França. A
investida nazista faz com que diversos grupos formem batalhões de resistência à
invasão. No entanto, por causa da ação de um traidor, Philippe Gerbier, um dos
chefes das forças de resistência, é capturado e preso.
O
SILÊNCIO DO MAR (“Le Silence de la Mer”, França, 1949), com Howard Vernon,
Nicole Stephane e Jean-Marie Robain. Drama. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP.
Duração: 88’.
Sinopse
- O tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu
e ocupou as terras francesas durante a Segunda Guerra Mundial, recebe uma casa,
em um pequeno vilarejo, na qual pode ficar o tempo que quiser até o final do
período da ocupação.
24
HORAS NA VIDA DE UM PALHAÇO (“Vingt-quatre heures de la vie d’un clown”, França,
1946)., com Béby e Maïss. Documentário. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP.
Duração: 22’.
Sinopse
- Um dia na vida dos palhaços Beby e Maïss, que durante o dia encontram
inspiração para as piadas que irão contar no circo a noite.
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