sexta-feira, 13 de abril de 2018

MON tem exposição de design polonês e brasileiro


O Museu Oscar Niemeyer (MON) abriu, nesta quinta-feira (12), a exposição “Diálogo Design: Polônia Brasil”. A mostra reúne cartazes históricos e contemporâneos e apresenta ícones do design polonês e brasileiro, conhecidos mundialmente, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico.
Os trabalhos históricos da Escola Polonesa de Cartazes são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no Exterior. A curadoria é de Magda Kochanowska e Ewa Solarz, da Polônia, e Gabriel Patrocínio, do Brasil.
Inspirados nos trabalhos dos seus predecessores, designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre os seus respectivos países. Representam a Polônia Robert Czajka, Małgorzata Gurowska, Marta Ignerska, Dawid Ryski e Tymek Jezierski. Do lado brasileiro foram convidados Bruno Porto, Fabio Lopez, Rico Lins, Grande Circular e Estúdio Mola.
Há também produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil. Os itens serão agrupados em cinco categorias, com estúdios e designers brasileiros e poloneses lado a lado: Vzór / Furf Design (móveis), Agnieszka Bar / Jader Almeida (vidro), Alicja Patanowska/ Holaria (porcelana), Kosmos Project / Sérgio Matos (tradição), Zieta Prozessdesign / Domingos Tótora (inovação).
Encontros acidentais como este, que originou a exposição em questão, permitem que os designers de países tão distantes como a Polônia e o Brasil descubram áreas de experiências, aspirações e iniciativas em comum”, explica o curador Gabriel Patrocínio
“Diálogo Design: Polônia Brasil” é resultado da colaboração entre o Instituto Adam Mickiewicz / Culture.pl, instituição cultural que tem como objetivo a difusão da cultura polonesa contemporânea para o público internacional, e a fundação The Spirit of Poland, iniciativa de pessoas ligadas ao mundo do design na Polônia que visa promover cultura, design e empreendedorismo polonês para o público internacional.

A mostra fica em cartaz até 22 de julho de 2018. O museu fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Entrada gratuita às quartas-feiras. Mais informações: 3350-4400 ou http://www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário