domingo, 28 de março de 2010

Obras de Ida Hannemann na SEEC‏

Em comemoração, não só ao mês da mulher, mas também aos 317 anos da cidade de Curitiba, a Secretaria de Estado da Cultura inaugurou a exposição Um Olhar Feminino da consagrada artista Ida Hannemann de Campos, no átrio da SEEC (Rua Ébano Pereira, 240). Na mostra estão expostas mais de seis décadas de produção artística, que vão desde desenhos e pinturas, até cerâmicas e tapeçarias, na maioria das vezes com temáticas paranaenses. A exposição, com entrada franca, permanece até o dia 21 de maio de 2010.

Aos 88 anos, em plena atividade, a artista curitibana é um dos nomes mais representativos da arte no Paraná. Dentro de experiências que vão do academicismo ao impressionismo e expressionismo, ela pinta paisagens de Curitiba e do litoral paranaense. No final da década de 60, dedica-se também à tapeçaria, ainda trabalhando com a temática paranaense.

Na serie Germinação, o pinheiro, um dos principais símbolos do estado do Paraná, é predominante. A representação vai da germinação até os pinhões e pinhais da árvore. Além disso, Ida Hannemann tem paineis em importantes pontos da cidade, como no Asilo São Vicente de Paulo (1996) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Até hoje a artista pesquisa e produz em ateliê próprio, experimentando diversas formas de expressão por meio da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário