terça-feira, 18 de maio de 2010

Concerto da Camerata comemora 300 anos do nascimento de Pergolesi

A obra “Stabat Mater”, composta em 1736, está no programa que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana, em comemoração aos 300 anos de nascimento do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), um dos expoentes da música barroca. Sob o comando do maestro convidado Emílio De Cesar, a Camerata apresenta-se às 20h de sexta-feira (21), na Igreja Bom Jesus, e às 18h30 de sábado (22), na Capela Santa Maria. O espetáculo integra a temporada 2010 de apresentações da Camerata, patrocinada pela Volvo.

O “Stabat Mater” é um poema católico do século 13 que trata do sofrimento de Maria, mãe de Jesus, durante a crucificação. O poema foi musicado por muitos compositores e a versão de Pergolesi é uma das mais executadas. A Camerata também vai apresentar uma versão do poema em canto gregoriano masculino, de autor anônimo.

O programa se completa com duas peças para oboé – o Concerto para Oboé em Ré menor, de Alessandro Marcello (1669-1747), e Gabriel’s Oboe, de Ennio Morricone (1928). Nessas duas composições, a Camerata conta com a participação do oboísta Arcádio Minczuk, integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1981. Minczuk estudou nos Estados Unidos e atualmente é professor de oboé e de música de câmara na Universidade Estadual Paulista e no Conservatório de Tatuí (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário