sexta-feira, 14 de maio de 2010

Historiadora lança livro sobre a inserção da mulher curitibana no mercado de trabalho

A historiadora Roseli Boschilia lança nesta sexta-feira (14), às 19h30, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem) o livro “Entre fitas, bolachas e caixas de fósforos: a mulher no espaço fabril curitibano (1940-1960)”. A obra resulta de sua dissertação de mestrado, publicada por meio do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. O livro foi um dos projetos contemplados no edital de Difusão de Pesquisas Históricas.

A história da inserção feminina no mundo do trabalho, em diferentes épocas, tem sido objeto de inúmeras pesquisas. O olhar de Roseli Boschilia se deteve entre as operárias curitibanas de meados do século 20, entre as décadas de 1940 e 1960.

Por ocasião do lançamento do livro, será realizada uma mesa-redonda intitulada “Gêneros da História”, com a participação das historiadoras Maria Izilda Santos de Matos (PUC-SP) e Rachel Soihet (UFF), que também têm se dedicado a esta vertente da historiografia brasileira. O debate tem início às 17h30, no Teatro Londrina, e contará ainda com a participação da historiadora Ana Paula Vosne Martins, pesquisadora do Núcleo de Gênero da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário