Começa neste sábado (5), no bairro Uberaba, o Torneio Aberto de Xadrez, que será promovido pela Fundação Cultural de Curitiba durante o mês de maio e início de junho em quatro regionais. O primeiro torneio será realizado na Escola Municipal Guilherme Braga, a partir das 14h. Os próximos serão nos bairros CIC (12 de maio), Sítio Cercado (19 de maio) e São Lourenço (2 de junho).
Para o idealizador do projeto, Wilson da Silva, graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, o torneio busca estender as atividades do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, localizado no centro da cidade, para os bairros e, dessa forma, criar um elo entre as aulas do clube e as Regionais. “No primeiro contato com a comunidade, a competição tem o objetivo de revelar talentos, novos jogadores, multiplicadores e popularizar a prática do xadrez”, explica Wilson.
O atual campeão paranaense de xadrez, Bolívar Gonzalez, participará dos torneios nas Regionais. Bolívar joga há 20 anos e conta que seu primeiro contato com o xadrez foi na adolescência, lendo livros. Tem titulação de mestre internacional e também é árbitro. “Para a comunidade, o torneio é uma oportunidade. O xadrez educa a mente”, diz Bolívar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário