quarta-feira, 25 de julho de 2012

Exposição no BRDE tem sapato feminino como tema

O Palacete dos Leões, espaço cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), abre nesta quinta-feira (26) a exposição “Subindo Pelas Paredes”, com 20 peças, entre gravuras e objetos, de Ely Felber, Lúcia Misael, Malu Azevedo e Tanya Simões. A abertura será às 19 horas. A exposição usa o sapato como metáfora da alma feminina, por meio da visão poética das quatro artistas.
O grupo trabalha no ateliê de gravura Sarasvati desde 2008. A proposta da exposição começou o processo criativo pela técnica linóleo, usado também na fabricação de calçados. A pesquisa passou pela história dos sapatos, etimologia da palavra em vários idiomas, aspectos psicológicos, semióticos e sociais relacionados a ele e sua presença na literatura e nas artes.
Palacete - Considerado por artistas e críticos um dos espaços culturais mais nobres da capital paranaense, o Palacete dos Leões - situado na av. João Gualberto, 570, Alto da Glória -, por si só, é uma obra de arte.
Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas de muitos segmentos. Além do incentivo a exposições, o espaço também é propício para apresentações musicais e lançamentos de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário