O músico Jean-Jacques Lemêtre, que integra a tradicional companhia teatral francesa Théâtre du Soleil, fará uma apresentação na terça-feira (24), às 20h, no Teatro do Paiol. Lemêtre é conhecido por criar centenas de instrumentos musicais e por executar mais de 2.800 objetos sonoros. Ele traz no currículo o cobiçado Prêmio Molière, na categoria “Música para teatro”, e também compõe trilhas para cinema ao lado de influentes diretores, como David Lynch.
No Théâtre du Soleil (que não tem ligação com a companhia acrobática canadense Cirque du Soleil), Jean-Jacques Lemêtre acompanha o elenco ao longo das criações e no próprio ato da encenação. Os espetáculos do grupo francês, fundado em 1964 e reconhecido pelo exímio trabalho coletivo dos artistas, têm como característica a perfeita simbiose entre cena e música, como se esta fosse parte da própria respiração dos atores ou uma expressão onírica do texto. Para Lemêtre, a música representa um terceiro pulmão do ator.
Formado no Conservatório de Paris, onde estudou saxofone, clarinete e baixo, Lemêtre compõe e interpreta todas as partituras musicais do Théâtre du Soleil desde 1979. Em 1991, recebeu o prêmio da crítica francesa de “Melhor compositor de música para cena”. Além dos trabalhos em teatro, o músico traz em seu currículo vários CDs gravados e participações em produções para televisão, cinema e rádios. Como professor, ele ensina em diversos conservatórios, dá conferências na França e no exterior. Recentemente desenvolveu uma criação denominada Babel Orkestra (ópera orquestrada), na qual vozes humanas em 1.800 línguas e dialetos, registradas por ele desde 1990, convivem com obras do artista multimídia Joseph Lefèvre.
Os ingressos para o show de Jean-Jacques Lemêtre custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário