Os tubarões e as raias capturados na costa paranaense são o tema central da publicação que será lançada nesta terça-feira (9), às 19 horas. A obra “Tubarões e Raias Capturados Pela Pesca Artesanal no Paraná” é assinada pelos pesquisadores Hugo Bornatowski e Vinicius Abilhoa.
“O livro reúne informações compiladas durante sete anos de observações de desembarques pesqueiros nas comunidades de Ipanema, Shangri-lá, Pontal do Sul e Matinhos”, explica Abilhoa.
Biólogo e mestre e doutor em Zoologia, Abilhoa trabalha no Museu de História Natural de Curitiba desde 1996. Na instituição, coordena o laboratório de ictiologia, que realiza pesquisas com peixes.
Ele conta que o guia foi elaborado em linguagem fácil e acessível, para que pessoas e organizações envolvidas com a pesca, gestão ambiental, fiscalização, pesquisa e educação ambiental possam compreendê-lo e utilizá-lo para a conservação desses animais ameaçados.
“Nós, curitibanos, somos parte significativa dos consumidores desse pescado. Por isso, compartilhamos a responsabilidade na sua conservação”, comenta o autor.
O livro impresso será distribuído para os diversos órgãos envolvidos com a pesca no Paraná. A versão digital está disponível para download gratuito em www.hori.bio.br (cadernos técnicos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário