A Caixa Cultural Curitiba traz a cineasta Lúcia Murat para o segundo encontro do projeto "Juliette Convida". Nesta quarta-feira (8), às 20h, a diretora carioca, conhecida por realizar filmes de cunho político, com base em suas histórias pessoais de militante em conflito com o regime militar brasileiro, conversa com o público sobre cinema e memória. Durante o evento, será exibido o making off do seu mais novo longa-metragem, "A Memória Que Me Contam", que chega aos cinemas em junho. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.
Lúcia Murat atua como diretora, roteirista e produtora de cinema desde os anos 1980. Na adolescência, Lúcia se envolveu com o movimento estudantil e, após a decretação do AI-5, integrou a organização MR-8. Foi presa por três anos e meio e torturada. Seu primeiro longa, "Que Bom Te Ver Viva" (1989), sobre as experiências vividas por ela e outras mulheres durante a ditadura militar, lhe rendeu os três principais prêmios na edição daquele ano do Festival de Brasília. O tom crítico e denunciativo marcou suas obras posteriores: "Doces Poderes" (1997), "Brava Gente Brasileira" (2000), "Quase Dois Irmãos (2004), o documentário "Olhar Estrangeiro" (2006), "Maré Nossa História de Amor" (2007), uma adaptação de "Romeu e Julieta" para a favela carioca, e seu último filme exibido nos cinemas, "Uma Longa Viagem" (2011), recebeu os prêmios de melhor longa-metragem brasileiro e de melhor ator no Festival de Gramado.
"Juliette Convida" - Idealizado por Josiane Orvatich e Murilo Wesolowicz, o projeto "Juliette Convida" tem como objetivo promover encontros com importantes cineastas brasileiros. Cada edição tem um trabalho audiovisual de curta duração escolhido pelo convidado, seguido de um debate público sobre um tema proposto pelos realizadores do evento. O projeto "Juliette Convida" é realizado bimestralmente, na segunda quarta-feira de cada mês. Os próximos encontros serão realizados nos dias 10 de julho, 11 de setembro e 13 de novembro, sempre às 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário