Usuários
da linha Santa Cândida/Capão Raso têm sido surpreendidos com a possibilidade de
carregar o celular e acessar internet grátis dentro do ônibus. A novidade está
disponível no biarticulado GE 720 e faz parte da modernização da frota definida
na atual gestão com a revisão do manual de especificação que integra o contrato
com as empresas operadoras.
O
teste está sendo feito a pedido das próprias empresas, uma vez que, quando
voltarem a comprar ônibus, estes terão que ter obrigatoriamente os novos
acessórios. No GE 720 estão instalados dois modens para acesso à internet e 37
tomadas com entrada USB.
Iniciado
em setembro, o teste tem registrado, em média, 40 acessos à internet por
viagem. Os equipamentos foram instalados em setembro. A previsão é de seis
meses para avaliação final do desempenho.
Não
há qualquer custo para o Município ou para o usuário do transporte coletivo. A
tecnologia utilizada é cedida pela empresa Plenatec, de Caxias do Sul, polo de
produção de carrocerias de ônibus. A qualidade do sinal e desempenho dos
equipamentos são acompanhados pela Urbs e, na sequência, serão avaliados por
uma equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O
número de tomadas USB será variável de acordo com o tipo de ônibus e será
definido na planta da carroceria, submetida à aprovação da Urbs quando o
veículo é encomendado na montadora.
Curitiba
já poderia ter vários ônibus com wi-fi e tomada para celular caso a renovação
da frota, determinada pela Urbs, tivesse sido feita. Em 2013, as empresas
conseguiram na Justiça uma liminar que suspendeu a compra de novos veículos. A
Urbs recorreu ao STF e o processo ainda está em tramitação.
Além
dos ônibus, o usuário do transporte coletivo também terá acesso gratuito à
internet nos terminais. O serviço foi disponibilizado em setembro no Terminal
Capão Raso e estará em outros cinco terminais até o fim deste ano. O cronograma
elaborado na atual gestão prevê a disponibilização de wi-fi em todos os
terminais nos primeiros meses do ano que vem.
Câmeras
- A revisão do Manual garantiu outras novidades que na sequência passarão a
fazer parte da frota do transporte coletivo de Curitiba. É o caso, por exemplo,
de ventiladores elétricos de alta vazão para melhorar a circulação de ar,
câmeras de monitoramento interno e porta mochila, entre outras novidades.
Além
das câmeras internas, os biarticulados terão câmeras de apoio ao motorista,
instaladas nas portas. Três biarticulados já circulam com câmeras nas portas,
medida que, embora não seja percebida pela maioria dos usuários, tem merecido
elogios dos motoristas.
As
imagens captadas pelas câmeras são visualizadas pelo motorista no painel quando
o ônibus está com velocidade de até 10km/h ou estiver parado. Isso significa
que ele tem apoio visual na manobra de parar o ônibus na estação para encaixe
das plataformas e pode observar o movimento de passageiros nas cinco portas no
embarque e desembarque. O objetivo da obrigatoriedade dessas câmeras é oferecer
melhores condições ao condutor, o que significa mais segurança ao passageiro.
Disponibilizado
no site da Urbs, o Manual de Especificação é um dos documentos que integram o
contrato de operação do transporte coletivo firmado em 2010 com os consórcios
Pontual, Pioneiro e Transbus. Por determinação contratual, só podem ser
incorporados à frota veículos que atendam a todas as especificações definidas
pela Urbs.
O documento especifica todos os itens que compõem o ônibus, de adesivos, sensores semafóricos e campainhas, a caixas de rodas, sanfonas, limitadores de velocidade, pneus, freios, características mecânicas, etc, ilustrados por mapas, plantas e desenhos.
O documento especifica todos os itens que compõem o ônibus, de adesivos, sensores semafóricos e campainhas, a caixas de rodas, sanfonas, limitadores de velocidade, pneus, freios, características mecânicas, etc, ilustrados por mapas, plantas e desenhos.
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