O público interessado em arte contemporânea
contará com um novo título para contribuir com os estudos na área. “Dilemas da Arte
Contemporânea: Autoria, Uso de Imagem, Processo de Criação e Outras Questões”
chega às mãos do leitor com o desejo de investigar vários e sensíveis temas da
arte, abordados de forma bastante atual. A obra apresenta textos de oito
autores, com organização do professor e artista visual Marcelo Conrado. Entre
os temas, estão o processo de criação do artista, a noção de autoria, a noção
de obra de arte e a própria noção de arte contemporânea.
O lançamento está marcado para este sábado (23),
às 11h, no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (MON). Na ocasião, será
realizada uma mesa-redonda mediada pela professora de História da Arte Maria
José Justino, com as presenças dos autores. O livro estará disponível para
aquisição no local, ao preço de R$ 40,00. A entrada é gratuita.
Olhares sobre temas imprescindíveis - Dividida
em três partes, a obra conta com textos de oito profissionais da área das artes
visuais, todos professores universitários comprometidos com a aprendizagem e
com a pesquisa: Cecilia Salles, Fabricio Nunes, Simone Landal, Fernando Bini,
Marcelo Conrado, Tadeu Chiarelli, Carina Weidle e Juliane Fuganti.
A primeira parte é destinada a cinco artigos
com proposições teóricas. A segunda parte traz uma entrevista com Tadeu
Chiarelli (diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, professor por esta
universidade e Diretor geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo), que trata
sobre os dilemas abordados no decorrer do livro. Por fim, a terceira e última
parte adentra no processo de criação de duas artistas (Carina Weidle e Juliane
Fuganti).
A escolha dos autores - Para contribuir com
esta coletânea, a escolha das autoras e dos autores atendeu alguns critérios. O
primeiro foi a paridade de gênero, um tema presente não apenas na arte, mas em
todas as áreas. “Em específico no campo da arte, observamos a disparidade na
representação dos acervos dos museus”, relata Marcelo Conrado. “De modo geral,
essa desigualdade também se faz sentir no rol de artistas que participam de
exposições, no mercado editorial, na programação de congressos, e em muitas
outras situações em que é possível observar que a paridade ainda é um desafio,
mesmo que avanços já possam ser constatados nos últimos anos”, conclui.
Como segundo critério, foram convidados para
colaborar com esta obra profissionais da educação, comprometidos com a
aprendizagem e a pesquisa acadêmica. “São pessoas habilidosas para transformar
dilemas em instigantes escritos. Aqui estão reunidos experientes docentes de
diversas universidades: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
Universidade Estadual do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade
Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, relata Marcelo
Conrado.
A publicação foi viabilizada pelo Programa
Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE –, com apoio da
Copel. O livro conta ainda com o apoio cultural do Museu de Arte Contemporânea
do Paraná (MAC/PR), Museu Oscar Niemeyer (MON), Gavião Pinheiro Produção Cultural
e Clínica de Direito e Arte da UFPR. Marcello Kawase assina o projeto gráfico
do livro. A contrapartida social do projeto beneficiará o Museu de Arte
Contemporânea do Paraná, ao reverter recursos que permitirão a aquisição de uma
obra para o seu acervo.
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