quarta-feira, 20 de junho de 2018

Museu da Gravura abre duas exposições coletivas


O Museu da Gravura Cidade de Curitiba abriu duas mostras coletivas. São mais de 100 artistas participantes que vão expor suas gravuras na mostra “Intercâmbio Portfólio” e desenhos feitos a partir de uma matriz de metal, com a exposição “A Calcogravura em sua pluralidade técnica”. As duas mostras ficam disponíveis até dia 9 de setembro.
A mostra “Intercâmbio Portfólio” tem curadoria de Nelson Hohmann e conta com a participação de 90 artistas, que desenvolvem seus trabalhos tanto nos ateliers do Museu da Gravura Cidade de Curitiba como em outros espaços.
De acordo com o curador, a gravura é importante para que as pessoas possam ter afinidades com as novas tecnologias. “As vanguardas que vivemos hoje são frutos daqueles motivos que nos guiou no passado. A Internet, o computador em si, nós associamos à evolução tecnológica que essas técnicas detêm”, afirma Hohmann.
A mostra reúne gravuras de diversos artistas que exploram as relações entre técnicas experimentais, contemporâneas e tradicionais da gravura. A proposta da exposição baseia-se na criação de um álbum, na troca de trabalhos entre os participantes. O projeto propõe a aproximação dos artistas com a comunidade, bem como um diálogo intermitente sobre os limites e possibilidades práticas e o revigoramento do ambiente cultural local, nacional e de outros países. Além de brasileiros, participam do coletivo artistas estrangeiros, como um inglês, um colombiano e uma argentina.
Já a exposição “A Calcogravura em sua pluralidade técnica” traz imagens gravadas em metal a partir de um coletivo de 10 artistas. A mostra tem curadoria de Vinícius Buzzatto.     
A impressão em Calcogravura ocorre mediante pressão na peça a ser impressa. Segundo o curador, o público terá a possibilidade de conhecer diferentes maneiras de gravação de imagens no material.
A nossa intenção é mostrar o quão rico e particular é esse mundo em que vivemos. Queremos mostrar que existem muitas possibilidades de se gravar no metal e também mostrar o quanto esse tipo de gravura pode nos dizer algo”, explica Vinícius Buzzatto.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está situado na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro e pode ser visitado das 9h às 12h e das 13h às 18h, de terça a sexta-feira e das 12h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário