A Biblioteca Pública do Paraná acaba de
publicar o livro “Os Editores”, que reúne 11 entrevistas com profissionais do
mercado editorial brasileiro. Os bate-papos, originalmente publicados no jornal
literário Cândido entre 2017 e 2018, focam nas transformações ocorridas no
setor nas últimas quatro décadas. Além de comentar essas mudanças, os
entrevistados relembram fatos marcantes em suas trajetórias e outros assuntos
instigantes, como educação, literatura brasileira e hábitos de leitura.
Com cerca de 50 mil títulos, entre novos e
reedições, lançados por ano, o mercado editorial brasileiro deu um salto em
termos de números e de qualidade nas últimas décadas. Alguns dos editores que
ajudaram a construir esse cenário estão no livro. Veteranos como Jacó Guinsburg
(Perspectiva) - entrevistado alguns meses antes de morrer -, Luiz Schwarcz
(Companhia das Letras), Ivan Pinheiro Machado (L&PM) e Jiro Takahashi
(Global) dialogam com profissionais mais jovens, como o independente Eduardo
Lacerda (Patuá). Editores “fora do eixo” também marcam presença, como é o caso
de Roberto Gomes, romancista que esteve à frente da Criar Edições nos anos 1980
em Curitiba.
ILUMINAM - Ainda que alguns editores tenham
transitado por diversos segmentos, a maior parte dos entrevistados trabalhou ou
ainda trabalha com literatura. “São pessoas que conhecem bem os sabores e
dissabores de lidar com ficção em um país de poucos leitores. Por isso, suas
opiniões iluminam aspectos centrais da literatura brasileira contemporânea e
indicam horizontes para o futuro”, escreve na orelha do livro Luiz Rebinski,
editor do jornal Cândido.
Além das entrevistas, o livro também traz
imagens dos editores feitas por um time de excelentes fotógrafos, o que
valoriza ainda mais essa obra que registra o que de melhor aconteceu nas
últimas décadas em termos de edição, sob o olhar daqueles que fizeram e estão
fazendo história do mercado brasileiro.
O jornalista e escritor Ruy Castro assina a
quarta capa da obra e em seu texto enfatiza que “ninguém entende tanto de
livros quanto os editores. Mas se você perguntar como fazer de um livro um
best-seller ou um candidato a prêmio literário, eles não saberão dizer. É o que
torna fascinante esse ramo de negócios”.
OS ENTREVISTADOS - Luiz Schwarcz, Maria Amélia
Mello, Plínio Martins, José Mario Pereira, Jacó Guinsburg, Roberto Gomes, Ivan
Pinheiro Machado, Luciana Villas-Boas, Eduardo Lacerda, Isa Pessoa e Jiro
Takahashi.
O livro tem 180 páginas e custa R$ 20,00. Mais
informações: 3221-4994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário