terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Violoncelista Lui Coimbra está no Solo Música desta terça na Caixa Cultural


O violoncelo sempre foi instrumento relacionado a música clássica. Vários aspectos contribuíram para isso: seu tamanho, o fato de ser instrumento de arco, de ter ensino consolidado por escolas de música clássica, repertório imenso dentro deste gênero musical. Curiosamente, o Brasil é um dos países em que o violoncelo mais encontra-se presente no universo popular, com músicos como Jacques Morelenbaum, Márcio Mallard e Peter Daulsberg. O carioca Lui Coimbra talvez seja o mais ousado entre os violoncelistas que transpuseram a fronteira do popular, ao tocar o instrumento eletrificado no seu quinteto Aquarela Carioca, ou a tocá-lo acústico um repertório da música regional ao pop. Lui Coimbra é a atração do Solo Música na Caixa Cultural Curitiba, desta terça-feira (11), às 20 horas.
Lui preparou um show abrangente não só no repertório, mas como instrumentista. Além do cello, ele cantará e tocará charango, rabeca e violão. “Lui é um artista que há anos estava planejado para o Solo, pela sua importância e talento”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Série Solo Música. Para o recital, Lui traz suas influências e as interpretações mais solicitadas pelo público, como “Último Romântico”, de Lulu Santos, “Norwegian Wood”, de Lennon & McCartney, “Babylon”, de Zeca Baleiro, além de “Ouro e Sol”, a sua versão de “Fields of Gold”, de Sting. “É show de músico com amplos recursos e que traz tocando diversos instrumentos de corda, caminha por diversas vertentes”, explica Collaço. Há mesmo um cuidadoso garimpo em um cadinho de baticuns, canções, cirandas e poemas.

CONTRIBUIÇÃO À MPB - Lui Coimbra é integrante do Aquarela Carioca (a formação do quinteto atualmente conta com Lui Coimbra, Marcos Suzano, Mario Sève, Paulo Brandão e Paulo Muylaert), com o qual gravou cinco CDs. E atuou ao lado de Ney Matogrosso, Alceu Valença, Ana Carolina, Zeca Baleiro, Oswaldo Montenegro, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Zizi Possi e Elba Ramalho, entre outros. Por dez anos atuou em duo com o percussionista Naná Vasconcelos e participou dos musicais "Beatles Num Céu de Diamantes" e "Milton Nascimento - Nada Será Como Antes".
No currículo são oito CDs autorais: um solo, cinco com o Aquarela Carioca, lançados também na Europa e no Japão e outros três entre os grupos Religare, Orquestra Popular de Câmera e o trio com Ceumar e Paulo Freire, além de participações em mais de 200 discos, trilhas originais para cinema, TV, teatro e ballet. Em 2018, ele conclui seu segundo e aguardado disco "Tá Caindo Flor" e tem realizado turnê de sucesso com seu "Viola Perfumosa", o trabalho em trio com a cantora Ceumar e o violeiro Paulo Freire, repertório inteiro em homenagem a Inezita Barroso.

Livre para todas as idades, a apresentação de Lui Coimbra acontece nesta terça-feira (11), às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário