O calçadão da Rua XV de Novembro recebe,
diariamente, cerca de 100 mil pessoas em busca do comércio e serviços
oferecidos ao longo da via que é o “coração” do Centro de Curitiba. A partir de
agora, moradores da capital e turistas têm mais uma boa razão para circular
pela rua exclusivamente de pedestres: o famoso calçadão agora é a segunda rua
interativa de Curitiba.
A ativação de novas tecnologias que permitem à
Rua XV de Novembro “conversar” com quem passa pelo local ocorreu, na
terça-feira (18), e teve a presença da presidente da Agência Curitiba de
Inovação, Cris Alessi; da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana
Turra; e do presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara.
No mês passado, a Alameda Prudente de Moraes,
no Centro, também passou a adotar soluções da chamada “Internet das Coisas”,
uma rede inteligente, com sensores e conexões, capaz de coletar e transmitir
dados para os smartphones dos usuários que passam por determinado local.
A tecnologia interativa do calçadão da Rua XV
de Novembro é resultado de uma parceria da Prefeitura de Curitiba e da ACP com
a startup curitibana MCities, especializada em comunicação urbana e responsável
pela implantação da rede inteligente. “Estamos usando a tecnologia para
transformar a vivência curitibana e incentivar que as pessoas saiam de casa e
utilizem os espaços públicos da cidade”, afirma Paulo Hansted, fundador e CEO
da MCities.
Duas soluções para promover a “conversa” da via
com as pessoas estão sendo instaladas em sete quadras da XV de Novembro, entre
a Rua Presidente Farias e o início da Praça Osório. Fachadas e colunas de prédios do calçadão da
Rua XV estão recebendo painéis com QR Code, que oferecem informações sobre a
rua e eventos, passeios e experiências por toda a cidade.
Além disso, minúsculos dispositivos com
tecnologia de localização - denominados beacons – transmitem para os
smartphones, via Bluetooth, informações sobre serviços e comércio existentes no
local. Tudo ocorre automaticamente. Ao todo, o calçadão do Centro está
recebendo 13 placas de QR Code e cinco beacons.
Os painéis de QR Code ganharam três cores
diferentes (azul, vermelho e verde) e cada uma delas convida o usuário do
calçadão da Rua XV a viver experiências distintas. O procedimento de leitura é
simples: basta direcionar a câmera do smartphone para o código de leitura do QR
Code e, a partir daí, acessar pelo celular o conteúdo digital da MCities.
Ao se deparar com a placa azul, a pessoa pode
conhecer curiosidades da Rua XV, como a história do calçadão, de suas galerias,
do característico piso petit-pavé, de prédios como o Palácio Avenida e até
daquela que é considerada a menor avenida do mundo, a Avenida Luiz Xavier, além
de entender como funciona uma rua interativa.
CENTRO HISTÓRICO - Para quem gosta de explorar
a história da cidade, as placas vermelhas de QR Code inspiram moradores e
turistas a fazer um passeio inusitado pelo bairro vizinho, o nostálgico São
Francisco, que integra o Centro Histórico.
O percurso, de 1,5km, liga o bebedouro do Largo
da Ordem ao Cemitério Municipal, mostrando inúmeras curiosidades e as belas
atrações da região, como o Palácio Garibaldi, o Relógio das Flores, o Solar do
Rosário, o Memorial de Curitiba, as várias igrejas (da Ordem e do Rosário, por
exemplo) e até o gigantesco painel renovado de Poty Lazzarotto na Travessa
Nestor de Castro.
Já a placa de QR Code verde mostra as
experiências de entretenimento e consumo no próprio calçadão da Rua XV de
Novembro. Até o começo de janeiro, por exemplo, será possível conferir a programação
natalina na região, como a árvore de Natal “viva” de 11 metros com cinco mil
vasos de sálvias vermelhas. O usuário poderá conhecer as ofertas de presentes
natalinos e as promoções do comércio local.
BLUETOOTH - Além das placas, foram instalados
também os beacons. Os pequenos dispositivos usam a tecnologia Bluetooth para
interagir com as pessoas, mandando informações ao usuário sobre o calçadão da
Rua XV de Novembro. Todos os conteúdos e experiências remetem ao sistema de
inteligência da MCities, que produz as informações relacionadas à cidade.
Os QR Codes e os beacons serão atualizados
periodicamente para garantir que o “diálogo” entre a cidade, moradores e
visitantes seja sempre renovado.
Para o presidente da ACP, Gláucio Geara, a
adoção de tecnologias que tornam o calçadão da Rua XV interativo deverá
inspirar as pessoas a descobrir ou redescobrir a região central, bem como
ajudar o comércio e serviços do local a gerar emprego e renda. “Ficamos muito
honrados com a parceria porque essa tecnologia vai ajudar a divulgar também a
história da Rua XV de Novembro”, salienta ele.
Geara também prevê que a nova tecnologia deverá
atrair mais moradores e turistas para o Centro. “As pessoas deverão aproveitar
mais o calçadão, saber das programações e das lojas. Essa interatividade deverá
motivá-las a saírem de casa e visitarem a rua, fomentando o varejo”, reforça o
presidente da entidade, que estava acompanhado de Eduardo Aichinger,
coordenador do Instituto ACP de Inovação.
VALE DO PINHÃO - Cris Alessi, presidente da
Agência Curitiba, afirma que a adoção de tecnologias interativas no calçadão da
Rua XV de Novembro e na Alameda Prudente de Moraes coloca Curitiba, mais uma
vez, na vanguarda de adoção de soluções inovadoras de cidades inteligentes.
Além disso, observa ela, as iniciativas reforçam a importância do Vale do
Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema (universidades, empresas e
parceiros) para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.
“Desde o início da gestão do prefeito Rafael
Greca, Curitiba tem apoiado empreendedores que buscam criar soluções agregando
o uso de tecnologias atuais e de fácil acesso pelo cidadão. As soluções criadas
pela MCities seguem este conceito, sendo aplicadas na divulgação de informações
relacionadas a serviços, permitindo que as pessoas participem de forma ativa e
colaborativa nas ações realizadas na cidade”, salienta a presidente da Agência
Curitiba, órgão ligado a Prefeitura e responsável pela política de inovação da
cidade.
TURISMO - A presidente do Instituto Municipal
de Turismo, Tatiana Turra, acredita que a interatividade proporcionada pela
tecnologia adotada na Rua XV de Novembro deverá ser um atrativo a mais para
quem viaja à capital. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e, através do
smartphone, o turista poderá ter acesso a informações de serviço, lazer e sobre
os roteiros da cidade disponibilizados pela MCities”, frisa ela.
Tatiana também espera que a interatividade
ajude a aumentar o movimento do comércio e serviços do Centro. “Através das informações
oferecidas, os turistas poderão conhecer os espaços gastronômicos tanto do
Centro como do São Francisco, bem como ter informações sobre hospedagem, varejo
e transporte”, completa a presidente do Instituto Municipal de Turismo.
APLICATIVO - A MCities também lançou, na
terça-feira (18), seu aplicativo para smartphone. O app oferece todo o conteúdo
disponível na plataforma da empresa e algumas novidades. Quem acessar o
aplicativo poderá receber notificações com experiências diversas do que se pode
fazer na rua e em outras partes da cidade, selfies com filtros especiais de
Curitiba e ainda uma divertida solução de realidade aumentada para que as
pessoas possam interagir com personagens da cidade. O app já está disponível
para smartphones com sistema Android e, a partir do dia 28 de dezembro, para
iOS.
Um dos diferenciais da página e do aplicativo
da MCities é o sistema de filtros que organiza a cidade em dez diferentes
experiências: Tá tendo, Sabor Curitiba, Descubra Curitiba, Mais com Menos, Na
Ativa, Na Torcida, Em Família, Rotas, Onde Ficar, Cidade Pet e Network.
É possível acessar ainda oito filtros de perfil
para o usuário: Casal Baladeiro, Casal Clássico, Casal Descolado, Casal
Preguiçoso, Família com Pet, Solteiro Baladeiro e Solteiro Preguiçoso. Todos
esses filtros facilitam que o usuário tome decisões rápidas e amplie sua zona
de interferência na cidade.
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