quinta-feira, 5 de julho de 2012

Marília Vargas se faz acompanhar de virtuoses em recital sobre modinhas

“Tempo breve que passaste” é o segundo CD solo da soprano paranaense Marília Vargas, lançado em Curitiba em janeiro passado. O CD teve repertório exclusivo de Modinhas Brasileiras dos séculos XVIII e XIX e contou com músicos que são referências no campo da Música Antiga no país. Neste mês de julho, Marília volta a cantar o repertório do CD em três recitais na Caixa Cultural, dias 6, 7 e 8, acompanhada do flautista Ricardo Kanji, do violonista e alaudista Guilherme de Camargo, da violoncelista Maria Alice Brandão e do violonista Camilo Carrara. No recital, além de modinhas do CD, o que se propõe é um painel mais amplo, incluindo obras do século XX.
O recital pode ser dividido em duas partes. A primeira é dedicada ao repertório do CD, que foi gravado em Curitiba através da Lei Municipal de Cultura. Deste repertório destaca-se o ciclo de árias “Marília de Dirceu”, sobre poemas de Tomás Antonio Gonzaga. O ciclo é formado por 12 árias, sendo que no recital Marília Vargas cantará cinco.
A segunda parte do recital é dedicada à modinha, em um contexto diferente, do final do século XIX a início do século XX., quando o gênero se relaciona mais diretamente com a moderna Música Popular Brasileira. Serão cantadas obras importantes como “Modinha”, de Jayme Ovalle, “Quem sabe”, de Carlos Gomes, “Lua Branca” de Chiquinha Gonzaga e “Modinha” e “Cantilena”, esta movimento das Bachianas Brasileiras n٥ V”, de Heitor Villa-Lobos. E, como momento instrumental entre Kanji e Guilherme de Camargo, a “Valsa nº 9”, de Mozart Camargo Guarnieri. Um recital, enfim, inteiramente focado na música brasileira, abrangendo cerca de 200 anos de sua história.
As apresentações de “Tempo Breve Que Passaste” têm patrocínio Caixa Econômica Federal e são uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (rua Conselheiro Laurindo, 280), a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada). Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário