segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Programação da éParaná traz conversa musical e jazz manouche

O programa Terra Canção da TV éParaná (canal 9) vai apresentar, nesta terça-feira (29), às 23h, bate-papo com o compositor, instrumentista e arranjador Rubens Nunes Pires e a cantora e compositora Sílvia Nazário (foto), que é natural de Maceió (AL) e considerada embaixadora da música brasileira em Portugal. A reprise do Terra Canção é no sábado (2), às 16h.
Sílvia mora em Lisboa há 22 anos e apresenta repertório rico em sonoridade, buscando desde as raízes indígenas mais profundas, passando pelo chorinho de Ernesto Nazareth e Waldir Azevedo a todo o leque da bossa nova. Tem cinco discos editados, sendo dois considerados world music. Também gravou single especial para o Ano Internacional da Cultura da Paz 2000 (Unesco) entre outras participações. Também já recebeu uma série de prêmios.
Rubens é de Curitiba, cursou piano popular na Faculdade de Artes do Paraná e dá aula de acordeon no Conservatório de MPB e em diversas escolas de Curitiba e região. Integrante do Grupo Viola Quebrada (trabalho com resgate de clássicos caipiras), promove oficinas de acordeon pelo interior no Programa Música de Raiz do Projeto Paranização. Tem quatro CDs lançados: Viola Quebrada (2000), Vila Fandangueira (2002), Caipiríssimo (coletânea pela gravadora Karup em 2002 com participação do Viola Quebrada, Renato Teixeira, Rolando Boldrin e Pena Branca) e Sertaneja (2003).

ÉSHOW – O Jazz Cigano Quinteto está no programa éShow desta quinta-feira (31), à 0h30 (noite de quarta para quinta). O grupo curitibano é uma das principais referências do jazz manouche no Brasil, estilo criado pelo violonista cigano-belga Django Reinhardt e imortalizado no seu quinteto do Hot Club de France nos anos 30. O Jazz Cigano Quinteto nasceu no final de 2008 com Eduardo Mercuri. Hoje o grupo tem nova formação e na bagagem um CD gravado de maneira independente, e segue compondo e tocando em eventos e na cena musical, além de desenvolver projetos para levar a cultura e o jeito manouche a diversos lugares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário