terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Memória do Brasil” mostra como fábrica de tecido mudou o Rio de Janeiro

A série “Memória do Brasil” da TV éParaná exibe, nesta quarta-feira (4), mais duas obras do cineasta e fotógrafo Jean Manzon. Em “Os Campeões da Elegância”, de 1955, o estádio do Maracanã, com apenas cinco anos desde a fundação, é o ponto de partida do filme sobre a histórica Fábrica de Tecidos Bangu.
Construída no bairro de mesmo nome, em 6 de fevereiro de 1889, a fábrica mudou rapidamente o ambiente rural do lugar para urbano. O documentário mostra que, enquanto os tecidos Bangu reinavam nas passarelas e vestiam as elegantes do Brasil, reinava também o craque Zizinho nos gramados do futebol. A fábrica Bangu era a maior e mais moderna unidade industrial do Rio.
No segundo bloco, o documentário “Alberto Santos Dumont, o Inventor”, de 1972, apresenta um ator interpretando o pai da aviação, com seu típico chapéu de aba mole, o terno, o bigodinho. Ele aparece primeiro na fazenda onde Santos Dumont nasceu, em Cabangu, Minas Gerais, e depois na de Petrópolis.
Com fotos antigas, o filme descreve a saga de Santos Dumont em Paris no início do século XX: os primeiros voos de balão, o dirigível movido a gasolina, a famosa volta em torno da Torre Eiffel em 1901 e o histórico voo do 14-Bis.

A série “Memória do Brasil” é apresentada as quartas-feiras, às 23h, na TV éParaná (canal 9). O programa também pode ser assistido pela internet em www.rtve.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário