segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Quarteto de cordas da Alemanha se apresenta na 32ª Oficina de Música

Mais uma atração internacional integra a programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba nesta semana. O quarteto alemão Kuss Quartet apresenta-se nesta terça-feira (7), às 20h30, no Canal da Música. Os integrantes do grupo reservaram alguns dias da sua turnê pela América do Sul para participar do festival curitibano, onde também estão atuando como professores dos cursos de violino, viola e violoncelo.
Formado por Jana Kuss (violino), Oliver Wille (violino), William Coleman (viola) e Mikayel Hakhnazaryan (violoncelo), o quarteto ganhou projeção em 2002 ao vencer dois importantes concursos de música de câmara na Alemanha e na Itália. Desde então, tem se apresentado em vários países. Seu repertório é diversificado, reunindo músicas da Renascença e de autores contemporâneos. Em Berlim, sua cidade sede, o grupo também desenvolve projetos inovadores, em parceria com jovens artistas, atores e poetas.
Em seu concerto no Canal da Música, o Kuss Quartet executa três obras clássicas para essa formação. São composições para quarteto de cordas de Wolfgang Amadeus Mozart, Witold Lutoslawski e Felix Mendelssohn. Pouco antes do concerto, o músico Marco Aurélio Koentopp faz uma breve palestra sobre o grupo e o repertório do concerto.

Piano, violino e clarinete - Pouco antes, às 18h30, na Capela Santa Maria, outro recital está entre as opções para o público da Oficina. As pianistas Olga Kiun e Clenice Ortigara apresentam-se com o violinista Winston Ramalho e com a clarinetista americana Mariam Adam, que vem pela primeira vez à Oficina de Música de Curitiba. Mariam Adam desenvolve uma carreira movimentada nos Estados Unidos, onde integra importantes grupos de câmara e com os quais realiza turnês internacionais.  Também atua como solista e constantemente é requisitada para master classes em festivais de música dos Estados Unidos, América Latina e Europa.
O recital na Capela Santa Maria começa com a apresentação da Sonata para violino e piano em Lá Maior, de César Franck, seguida da obra Lecuoñeras, de Paquito de Rivera, e encerra com a Sonata nº 1 para clarinete e piano em Fá menor, de Johannes Brahms.

Os concertos da 32ª Oficina de Música de Curitiba tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00. Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário