segunda-feira, 4 de julho de 2016

Projeto Combo Musical, da Regional Cajuru, incentiva a formação de bandas

Uma das novidades entre os cursos oferecidos pela Fundação Cultural de Curitiba nas regionais é o Combo Musical, projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos de música da Rua da Cidadania do Cajuru. Sob orientação do músico Johnny Dionysio, os alunos dos cursos de bateria, violão, guitarra, contrabaixo, viola caipira, teclado, violino, canto e coral estão interagindo e formando pequenos grupos para vivenciar a prática de banda.
O projeto começou no primeiro semestre de 2016, com apoio da Coordenação do Núcleo Regional Cajuru, como parte do conteúdo didático do Curso de Bateria.  Com intuito de criar situações para a prática de conjunto, buscou-se a integração com os alunos dos demais cursos de música. De acordo com o professor Johnny Dionysio, a ideia é formar núcleos básicos de instrumentos, incentivando a dinâmica de grupo, o talento, a musicalidade, a experiência de palco e a iniciação ao multi-instrumentalismo.
O Combo Musical possui um repertório diferenciado baseado em diversos estilos musicais: rock, pop, blues, reggae, jazz, música popular brasileira, músicas regionais, músicas infantis, fusion, world music, músicas autorais, estilos temáticos (junino, natalino, etc), entre outros. O repertório também é escolhido de acordo com o nível técnico, faixa etária de cada aluno, dos músicos convidados e do formato das apresentações ao público em geral.
Algumas músicas que estão sendo ensaiadas e apresentadas pelo Combo Musical são o medley “Riffs” (clássicos do rock mundial); “I show the sheriff”, de Bob Marley; “Come together”, dos Beatles; “Everybody wants to rule the world”, do Tears for Fears; “Wave”, de Tom Jobim; “Na baixa do sapateiro”, de Ary Barroso; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e “Aquarela”, de Toquinho, entre outras.
A prática de banda tem como objetivo a integração dos alunos de bateria e de outros cursos de música da Regional Cajuru, de forma que eles possam aplicar seus conhecimentos. Ao longo de cada semestre são criadas situações em formato de ensaio com execução de melodias, progressões harmônicas, dinâmica, improvisação e performance dos alunos”, diz. Os grupos já realizaram algumas apresentações. A primeira foi realizada no dia 23 de abril, durante a inauguração da Rua da Cidadania Cajuru.
          
ANFITEATRO - Com a inauguração da Rua da Cidadania do Cajuru, no último mês de abril, a comunidade daquela regional passou a contar com um espaço voltado especialmente às atividades culturais. O auditório, em forma de anfiteatro, com palco e camarins, foi projetado para atender as especificidades técnicas de apresentações de peças teatrais, shows musicais e espetáculos cênicos, sendo o único com essas características entre todas as Ruas da Cidadania. 
O espaço está aberto não só à comunidade do Cajuru, mas também às outras regionais, disponível para ensaios, apresentações e qualquer outra atividade de cunho cultural”, explica o coordenador das Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, Crizanto Westphalen. Para usar o teatro basta agendar as datas no Núcleo da FCC no Cajuru.
A concepção de um espaço cênico para a Rua da Cidadania foi uma demanda da população local encampada pela Prefeitura, que através da FCC acompanhou o projeto de criação do equipamento e a sua execução, de forma a atender as especificações necessárias para uso artístico. Com a inauguração, alguns projetos já começaram, como é o caso do “Combo Musical”, que incentiva a formação de bandas.
O anfiteatro possibilita a reunião dos alunos dos vários cursos de música da regional para ensaios e apresentações. Sob orientação do músico Johnny Dionysio, os alunos dos cursos de bateria, violão, guitarra, contrabaixo, viola caipira, teclado, violino, canto e coral estão interagindo e formando pequenos grupos para vivenciar a prática de banda. O projeto começou no primeiro semestre de 2016, com apoio da Coordenação do Núcleo Regional Cajuru. De acordo com o professor Johnny Dionysio, a ideia é formar núcleos básicos de instrumentos, incentivando a dinâmica de grupo, o talento, a musicalidade, a experiência de palco e a iniciação ao multi-instrumentalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário