quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Cantora lírica francesa faz apresentação única em Curitiba nesta quinta-feira


Uma das vozes mais reconhecidas de sua geração, a premiada cantora lírica francesa Eva Zaïcik fará uma apresentação única em Curitiba nesta quinta-feira, dia 24. A mezzo soprano subirá ao palco do Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro) às 20h, acompanhada pelo pianista Marco Bernardo.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco) e no escritório Casillo Advogados (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro). No dia do espetáculo, serão distribuídos ingressos no Auditório Regina Casillo duas horas antes da apresentação, caso eles não estejam esgotados.
Eva Zaïcik é uma das cantoras de ópera mais renomadas de sua geração. No ano passado, recebeu o prêmio revelação no “Victoires de la Musique Classique”, além do prêmio do concurso Rainha Elisabeth na Bélgica e o terceiro prêmio no concurso “Voix Nouvelles”. Já em 2016 tinha sido eleita revelação no concurso ADAMI Young Talent, mesmo ano em que obteve mestrado em canto no Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris. Interpretou importantes papéis em óperas, incluindo “Carmen”, na obra homônima de Bizet, e Speranza, no “Orfeu” de Monteverdi.
O repertório da apresentação em Curitiba destacará três grandes nomes da música clássica, os também franceses Hector Berlioz, Claude Debussy e Georges Bizet. O programa da noite foi denominado “Femmes Amoureuses” (“mulheres apaixonadas”). De Debussy, foram selecionadas “Ondine (Préludes, Deuxième livre, VIII)” para piano, “Trois Chansons de Bilitis” e “Canope (Préludes, Deuxième livre X)” para piano. Já de Berlioz, ela interpreta “Les Nuits d’été, op. 7”.
No encerramento, Eva cantará “Habanera (L’amour est un oiseau rebelle)” e “Séguidille (Près des remparts de Séville)”. Estes são dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen. A “Habanera” foi uma das peças escolhidas por Eva Zaïcik para sua apresentação na etapa final do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica.

O PIANISTA - Marco Bernardo, que acompanha a apresentação da cantora, é natural de São Paulo. Egresso de uma família de músicos, se diplomou em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Por duas décadas desenvolveu intensa atividade como regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros, em especial nas “Vesperais Líricas” do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2012 e em 2015, Marco Bernardo foi o pianista das apresentações brasileiras de cantoras líricas premiadas no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica – as coreanas Haeran Hong e Sumi Hwang e a belga Jodie Devos, ambas sopranos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário