segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Mestre no cavaquinho, Márcio Marinho se apresenta nesta terça na Caixa Cultural


Márcio Marinho é a atração da Série Solo Música em 19 de novembro, às 20 horas, na Caixa Cultural de Curitiba. O músico fará algo ainda muito raro de se ver: um recital solo de cavaquinho, sem ouro instrumento como acompanhante. A palavra “ainda” antes da frase faz toda a diferença, o cavaquinho aos poucos está ganhando espaço e não senso mais somente o instrumento acompanhante em rodas de choro e samba. Márcio pertence a uma nova geração a qual o espaço do instrumento como solista de concerto vem aos poucos sendo recuperado.
Nascido em Brasília, Márcio toca cavaquinho desde os 13 anos e acompanhou de perto o choro ganhar predominância na cidade, com o trabalho de Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro e artistas de talento inegável como Alencar 7 Cordas, seus filhos Hamilton de Holanda e Fernando César, Odette Ernst Dias, Avena de Castro, Lício da Flauta, Rogério Caetano e, mais recente, Pedro Vasconcelos, entre outros. A cidade foi a primeira a ter uma escola específica para o gênero musical, a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, criada por Reco do Bandolim, por onde passaram mais de 1000 alunos.
Neste terreno fértil, Márcio pôde se desenvolver como cavaquinhista, inovando no instrumento ao tocar cavaquinho de cinco cordas e, mais recentemente, de seis cordas. A inspiração veio do bandolinista Hamilton de Holanda, mas com um desafio pessoal: colocar o cavaquinho em outro patamar como instrumento concertista. As seis cordas no cavaquinho - duas a mais que no padrão original - fizeram o instrumento se aproximar bastante do violão tenor e ganhar sonoridade diferente da usual. Com o cavaquinho assim, turbinado, Márcio ampliou o repertório a ponto de tocar a “Partita nº 2 em Ré menor”, de Johann Sebastian Bach, por exemplo.
Márcio é músico de grande virtuosismo um dos principais cavaquinhistas do país, com um trabalho irretocável”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música, que ressalta estar o cavaquinho em boa fase na atualidade qual os anos 50, quando teve início o sucesso do ícone Waldir Azevedo. Isso por conta de artistas como Henrique Cazes, Luciana Rabello, Pedro Amorim e o curitibano Julião Bohêmio, alpem do próprio Márcio.

Livre para todas as idades, a apresentação de Márcio Marinho acontece nesta terça-feira (19), às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário