Andreï Simoniovich Filipov (Aleksey Guskov) trabalha como faxineiro no teatro de Bolshoi, lugar que lhe traz muitas lembranças. Há 30 anos, ele foi muito respeitado e aclamado como maestro à frente da célebre orquestra russa. Mas sua promissora carreira foi interrompida quando se recusou a dispensar do grupo os músicos judeus, desobedecendo a ordem de Brejnev, presidente da União Soviética na época.
Numa noite comum, quando trabalha até mais tarde no escritório de seu chefe polonês, Andreï tem a chance de se vingar da injustiça cometida anos antes e mudar o rumo dos acontecimentos. Ele intercepta um fax enviado de Paris convidando a Orquestra de Bolshoi para tocar no Théâtre Du Châtelet. Na mesma hora, surge uma grande ideia: reunir seus antigos músicos e reviver o passado, se passando pela formação original da orquestra.
Começa, então uma louca corrida contra o tempo, já que o maestro tem poucos dias para encontrar e ensaiar os músicos já enferrujados. Para integrar a equipe e fazer um solo na apresentação, ele convida a jovem e exímia violinista Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent). Se, no final, forem ouvidos os tão sonhados aplausos, Andreï conseguirá realizar seu sonho, alcançando o triunfo nesse concerto tão especial.
Rodado em diversas locações entre Romênia, Rússia e França, O Concerto recebeu neste ano os prêmios de melhor música composta para um filme e melhor som no Cesar Awards. O filme tem direção do cineasta judeu-romeno Radu Mihaileanu.
sábado, 15 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário