Paulino Viapiana tomou posse nesta terça-feria (4), em solenidade realizada no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Ele justificou a escolha do local para a transmissão do cargo por ser a mais antiga identificação da Cultura, simbolizando todas as manifestações culturais. A ex-secretária Vera Mussi agradeceu aos colaboradores de seu governo e desejou sucesso ao sucessor.
Viapiana adiantou alguns pontos de seu plano de governo. Entre as propostas está a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, como a lei municipal em vigor, que funciona através da renúncia fiscal. “A criação desta lei será fundamental para o fomento da cultura no Paraná”, avalia, acrescentando que pretende criar o Conselho Estadual de Cultura, cujo órgão terá a função de promover a gestão e a fiscalização da política cultural.
Outro compromisso de Viapiana é a descentralização do governo com objetivo principal de ampliar a ação cultural no Paraná. “Os produtos devem ser acessíveis a toda a comunidade. A cultura deve ganhar espaço nas ruas, como a Virada Cultural, promovida em novembro, e que teve 350 atrações durante 24 horas”.
O secretário destacou também a importância de três verbos: informar, discutir e criar. “Não pretendo fazer cultura oficial, imposta de cima para baixo. O desafio é promover a cultura com modelo de gestão. O grande desafio é oferecer o acesso à informação e conhecimento. Que a cultura chegue às pessoas. Esse é o dever do Estado”.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário