Neste sábado (28), muitos alunos da fase de música popular brasileira da 30ª Oficina de Curitiba sobem aos palcos para mostrar o que aprenderam nesses dez dias intensivos de aulas e ensaios. Estão na programação deste último dia da Oficina apresentações de orquestra de MPB, conjunto instrumental, quarteto de saxofones, performances de improvisação e um conjunto musical da Venezuela.
A turma do professor Vittor Santos formou a orquestra de MPB e se apresenta às 12h30, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que foi sede da Oficina de Música, abrigando a maioria dos cursos ofertados. Arranjador, compositor, trombonista e produtor, Vittor Santos ensinou prática de orquestra, colocando muito da sua experiência na formação de novos instrumentistas. Tem vários discos gravados e já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, participando como instrumentista ou arranjador de discos e shows de Chico Buarque, Caetano Veloso, Leny Andrade, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, Fátima Guedes e muitos outros.
A partir das 15h, alunos de saxofone, técnicas de improvisação e de conjunto de MPB estarão no Teatro do Paiol. O espetáculo começa com o quarteto de saxofones formado pelos integrantes do curso do professor Nivaldo Ornelas, saxofonista, flautista e compositor, autor de trilhas sonoras para teatro e cinema, e atual coordenador do Jazz Mineiro Orquestra.
Alunos do guitarrista Oliver Pellet colocam em prática as diversas técnicas, concepções e exercícios de improvisação de uso recorrente no jazz e na música brasileira atual. Depois formam um conjunto instrumental, prática que também foi orientada por Pellet durante a Oficina. O guitarrista formou-se pela Faculdade de Artes do Paraná, fez cursos de aprimoramento nos Estados Unidos e trabalhou com diversos músicos reconhecidos nacionalmente, como Proveta, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, entre outros.
A Capela Santa Maria abre espaço, às 18h, para o concerto do conjunto de músicos venezuelanos que vieram para a Oficina de Curitiba por intermédio da parceria firmada entre a Fundação Cultural e a organização do Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto (Venezuela). Ao conhecer esse festival, realizado em outubro, o presidente do Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Nilton Cordoni Júnior, ofereceu seis bolsas de estudo da Oficina para músicos daquele país.
Veio para Curitiba o grupo formado por Mariano Gabriel Chamorro (bateria), Wismer José Jiménez Tovar (cuatro venezuelano – instrumento de corda), Jorge Alberto Torres Amesquita (bandolim), Germán Cova (violão), Willian José Hernández Lópes (bandolim) e Gustavo Adolfo Márquez Castro (baixo).
Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário