segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Oficina de Música tem show de viola caipira

A 30ª Oficina de Música de Curitiba apresenta nesta terça-feira (24) um show solo de viola caipira com um dos melhores violeiros do país. Ivan Vilela não só é um exímio instrumentista, como também um estudioso da cultura caipira. Neste espetáculo, às 18h, no Sesc Paço da Liberdade, com entrada franca, Vilela fará uma mescla de seus vários trabalhos, em especial os CDs “Dez Cordas” e “Paisagens”.
Composições próprias e arranjos de autores consagrados, como Chico Buarque, Lennon e McCartney, levarão o público a apreciar o som da viola de dez cordas. Cada um dos cinco pares tem suas cordas tocadas separadamente, abrindo um novo universo sonoro para o instrumento. Compõem também o repertório “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Nascente”, de Flávio Venturini e Murilo Antunes; “Valsinha”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes; “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade; “Carreirando”, de Pereira da Viola; e outras.
Pelo seu trabalho com a viola caipira, Ivan Vilela recebeu importantes prêmios e desde 1996, o músico faz apresentações no exterior. Tocou na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal, e realizou concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, e idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira. Compôs a Ópera Caipira “Cheiro de Mato e de Chão”, a partir do libreto de Jehovah Amaral. Trabalha como pesquisador há mais de vinte anos, enfocando manifestações da cultura popular em Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, além do trabalho solo, realiza espetáculos com os irmãos Ná e Dante Ozzetti e com a dupla Suzana Salles e Lenine Santos.
Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário